Brasil autoriza 183 exportadores de café
A medida foi implementada no mesmo dia em que Trump estabeleceu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, incluindo café.

A Embaixada da China no Brasil anunciou no sábado (2.ago.2025) que o país asiático habilitou 183 empresas brasileiras de café para exportação ao mercado chinês. A medida entrou em vigor na quarta-feira (30.jul), mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou um decreto impondo uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros – entre eles, o café.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Embaixada da China afirmou, em publicação no X, que a medida possui validade de 5 anos. A publicação chinesa foi compartilhada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Foram retirados do rodízio 694 produtos. Os Estados Unidos preservaram alguns setores cruciais da economia americana.
LEIA TAMBÉM:
● Departamento de Estado dos EUA impede entrada de atletas trans que disputam em competições como atletas transgêneros
● Michelle, enteada e filha, são as únicas pessoas que dependem de Moraes para estar com Bolsonaro
● Lindbergh critica EUA por condenarem regime de Bolsonaro a cumprir prisão domiciliar
Produtos estratégicos, incluindo celulose, minérios e fertilizantes, não foram incluídos na medida. Outros produtos, como suco de laranja, petróleo, aviões comerciais e materiais de aviação civil, ficaram isentos das tarifas adicionais de 40%, estando sujeitos apenas aos 10% – base do tarifário anunciado em abril. Segue a lista completa com todos os itens (PDF – 329 kB em português).
O decreto de Trump, contudo, não aborda especificamente carne, café e frutas brasileiras. Esses produtos permanecerão sujeitos às tarifas de 50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360