Brasil autoriza 183 exportadores de café

A medida foi implementada no mesmo dia em que Trump estabeleceu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, incluindo café.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Embaixada da China no Brasil anunciou no sábado (2.ago.2025) que o país asiático habilitou 183 empresas brasileiras de café para exportação ao mercado chinês. A medida entrou em vigor na quarta-feira (30.jul), mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou um decreto impondo uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros – entre eles, o café.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Embaixada da China afirmou, em publicação no X, que a medida possui validade de 5 anos. A publicação chinesa foi compartilhada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Foram retirados do rodízio 694 produtos. Os Estados Unidos preservaram alguns setores cruciais da economia americana.

LEIA TAMBÉM!

Produtos estratégicos, incluindo celulose, minérios e fertilizantes, não foram incluídos na medida. Outros produtos, como suco de laranja, petróleo, aviões comerciais e materiais de aviação civil, ficaram isentos das tarifas adicionais de 40%, estando sujeitos apenas aos 10% – base do tarifário anunciado em abril. Segue a lista completa com todos os itens (PDF – 329 kB em português).

O decreto de Trump, contudo, não aborda especificamente carne, café e frutas brasileiras. Esses produtos permanecerão sujeitos às tarifas de 50%.

Fonte por: Poder 360

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile