Brasil busca apoio da Guiana para liderar órgão internacional
O presidente Irfaan Ali protocolou carta a Lula na sexta-feira (13), discutindo questões relativas ao IICA.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, solicitou o apoio do governo brasileiro à candidatura do cientista agrícola Muhammad Ibrahim para o cargo de diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Irfaan Ali apresentou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com essa solicitação, em paralelo à cúpula Brasil-Caribe, que congregou líderes da região na sexta-feira (13), em Brasília.
A Organização, focada no desenvolvimento agrícola e rural, com sede na Costa, o IICA é liderada pelo veterinário argentino Manuel Otero. Ele assumiu em 2018 e, após ser reeleito, concluirá seu mandato em 2026.
LEIA TAMBÉM:
● O Brasil não aceita ser apenas exportador de minério e almeja desenvolver a produção nacional
● Pedidos de bens de capital dos EUA registraram queda inesperada em junho
● Firjan afirma que o RJ pode perder US$ 830 milhões caso a tarifaço proposto por Trump seja aprovado
A disputa para definir o substituto de Otero acontecerá em novembro, em Brasília, durante uma reunião de ministros da Agricultura da América Latina e do Caribe.
A Guiana manifesta, em contrapartida ao apoio brasileiro, um compromisso reiterado em colaborar para o êxito da COP30 em Belém.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Dr. Muhammad é um guianense altamente qualificado e respeitado, que tem realizado importantes contribuições para a agricultura, notadamente na agricultura familiar, nas questões relacionadas às mudanças climáticas, na mitigação da degradação dos recursos naturais e na biodiversidade na região da América Latina e do Caribe nas últimas três décadas, afirma Irfaan Ali na carta, obtida pela CNN.
A Guiana solicita o apoio [voto] do seu país à candidatura do Dr. Muhammad.
Sua nomeação para o cargo de Diretor-Geral do IICA representaria um importante reforço para o setor agrícola da América Latina e do Caribe, acrescenta.
Ibrahim, engenheiro agrônomo da Universidade da Guiana, possui título de mestre em Ciências Agrárias e Recursos Naturais, e doutorado em Ciências Agrárias e Ambientais pela Universidade de Wageningen (Holanda).
O Brasil detém a maior fatia de vendas de veículos elétricos na América Latina.
Fonte por: CNN Brasil