Brasil busca quarta colocação na VNL, em disputa pelo título inédito

Seleção reencontra Itália, que selou o título em 2022.

27/07/2025 6h02

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Seleção Brasileira de Vôlei enfrenta a Itália, líder do ranking mundial, no domingo (27) na Atlas Arenas, em Lodz, Polônia, em busca de um título inédito na Liga das Nações. Com a renovada equipe, liderada pelo técnico José Roberto Guimarães, o Brasil disputa uma final pela quarta vez. O Lance! traz o retrospecto do país na competição, iniciada em 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabi Guimarães projeta final da VNL contra Itália: “A pressão está com elas”.

Resultado de quarto lugar na primeira rodada.

Organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a Liga das Nações de Vôlei foi realizada pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix, torneio de seleções de nível mundial, que era realizado anualmente desde 1993. Com a terceira melhor campanha na fase inicial, o Brasil foi derrotado por 3 sets a 0 pela Turquia na semifinal e enfrentou um novo revés, pelo mesmo placar, contra a China na disputa do terceiro lugar. A seleção dos Estados Unidos se consagrou campeã enquanto a Turquia obteve o vice.

LEIA TAMBÉM:

Primeira medalha

Em 2023, o percurso da seleção na VNL seguiu um padrão semelhante. Desta vez, a equipe obteve a terceira melhor campanha na fase inicial e enfrentou a Turquia na semifinal, porém, o Brasil retornou o resultado de 3 a 0 e avançou para a disputa do título, confrontando os Estados Unidos. Com uma derrota no tie-break, as brasileiras conquistaram a medalha de prata, com a China fechando o pódio.

Ter alguém na sua frente que te incomoda.

Após o cancelamento da edição de 2020 em razão da pandemia da Covid-19, a VNL retornou em 2021, também no ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vice-líder na primeira fase, o Brasil superou o Japão na semifinal, com vitória por 3 sets a 1, e confrontou novamente os Estados Unidos, que foram responsáveis pela derrota na final. As americanas obtiveram a vitória na decisão, por 3 a 1, e o Brasil conquistou sua segunda medalha de prata. A Turquia completou o pódio, em terceiro lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terceira final

Com a segunda melhor campanha na fase preliminar, o Brasil superou grandes rivais na fase final, vencendo Japão por 3 sets a 1 nas quartas de final e Sérvia, na semifinal, pelo mesmo placar. Na decisão, enfrentou a Itália e foi derrotado por 3 sets a 0, conquistando a terceira prata consecutiva. A Sérvia completou o pódio, em terceiro lugar.

Fora do ranking.

A Seleção Brasileira teve seu pior resultado na Liga das Nações em 2023. O time garantiu a quarta melhor campanha na fase inicial, porém foi eliminado nas quartas de final, após perder para a China por 3 a 1. A Turquia conquistou o título naquele ano, seguida por China, Polônia e Estados Unidos.

O Brasil enfrenta dificuldades com o país asiático.

A campanha do Brasil em 2024, ano olímpico, foi promissora, visto que a Seleção liderou a primeira fase sem sofrer derrotas, conquistando apenas nove vitórias. Após vencer a Tailândia por 3 a 0 nas quartas de final, a equipe foi eliminada na semifinal, com uma derrota para o Japão no tie-break. O Brasil encerrou a competição na quarta posição, após perder o confronto final contra a Polônia.

A VNL de 2024 também representou o início da extensa série invencível da Itália, campeã naquele ano e oponente da final deste domingo (27). Após o título da Liga das Nações, a equipe também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris e mantém a invencibilidade em todos os jogos disputados.

Siga o Canal no WhatsApp e acompanhe as principais notícias do esporte em tempo real.

Verifique os detalhes da partida entre Brasil e Itália.

Ficha técnica Brasil x Itália final VNL Feminina

Data e horário: domingo, 27 de julho de 2025, às 15h (de Brasília)Local: Atlas Arena, em Lodz, na PolôniaOnde assistir: Sportv 2 e VTBV

Chaveamento da Liga Nacional de Volei (VNL) feminino 2025

A disputa do terceiro lugar.

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.