Brasil busca reduzir tarifas de exportação com contrapartidas e encontro em Washington

Governo busca reduzir tarifas de exportação com contrapartidas. Negociações com EUA focam em setores com déficit comercial, como terras raras. Palácio do Planalto busca acordo com Trump

01/12/2025 11:34

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Negociações para Redução de Tarifas Exigem Contrapartidas, Diz Governo

O governo brasileiro acredita que uma nova rodada de negociações para diminuir as tarifas impostas às exportações só terá sucesso se forem apresentadas garantias concretas. A administração federal busca reverter a sobretaxa de 40% que ainda incide sobre produtos fabricados internamente, o que impacta negativamente a capacidade da indústria nacional de competir no mercado global e coloca em risco o emprego de muitos trabalhadores.

Embora setores como o agronegócio – incluindo a produção de carne e café – já tenham conseguido a isenção das tarifas, a indústria de transformação continua sofrendo com essa penalidade, enfrentando uma desvantagem em relação a outros países que exportam para os Estados Unidos sem pagar taxas adicionais.

Para impulsionar o diálogo e tornar o acordo mais atraente para o governo dos Estados Unidos, o Brasil está focando em setores onde existe um déficit comercial. Um dos principais ativos identificados pelo Palácio do Planalto são as terras raras, minerais cruciais para a produção de tecnologias avançadas, como baterias para veículos elétricos.

Leia também:

O Brasil, como um dos maiores detentores dessas reservas e um dos países com maior expertise no setor, pode fornecer o suprimento necessário para a cadeia produtiva americana. Além dos recursos minerais, o governo brasileiro também está considerando incluir na negociação questões relacionadas à economia digital, como a regulamentação e a implantação de Data Centers, além da atuação das grandes empresas de tecnologia.

Articulação Diplomática e Próximos Passos

As tratativas estão sendo conduzidas pelo vice-presidente e pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, juntamente com o ministro das Relações Exteriores. O objetivo principal é evitar uma escalada na crise diplomática e priorizar soluções econômicas práticas.

Há uma expectativa de que o presidente Luiz Inácio da Silva realize uma viagem a Washington no próximo ano, com o objetivo de se encontrar com o presidente Trump na Casa Branca. Essa visita seria fundamental para selar os acordos comerciais, desde que o Brasil consiga apresentar um conjunto de contrapartidas que justifique, aos olhos dos norte-americanos, a redução das barreiras tarifárias sobre a indústria nacional.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)