Desde a primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai, o Brasil tem enfrentado desafios distintos na fase inicial dos torneios. Historicamente, a seleção brasileira raramente se deparou com adversários de peso logo na primeira fase. Apenas uma vez, a equipe nacional teve a oportunidade de confrontar um campeão mundial sem que isso ocorresse nas fases eliminatórias: foi em 1970, contra a Inglaterra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ter enfrentado o English Team na segunda rodada do Mundial de 1958, os ingleses ainda não haviam conquistado o título, um feito que só viria em 1966. É interessante notar que, em 1962, o Brasil já havia se encontrado com a Inglaterra nas quartas de final.
Um momento marcante foi a última vez que o Brasil conseguiu vencer todos os três adversários da fase de grupos. Isso ocorreu em 2006, contra Croácia, Austrália e Japão.
LEIA TAMBÉM!
A partir de 2010, a seleção brasileira tem apresentado um padrão de sempre tropeçar na fase inicial das Copas. Os resultados incluem derrotas para Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal em 2010, além de empates contra México e Portugal em 2014, e resultados equilibrados contra Suíça, Costa Rica e Sérvia em 2018.
Em 2022, na Copa do Catar, o Brasil enfrentou dificuldades, com derrotas para Sérvia e Camarões, e um empate com Suíça.
A equipe comandada por Ancelotti terá um desafio significativo na próxima Copa, com o Marrocos, que em 2022 se tornou o primeiro país africano a alcançar as quartas de final do Mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em confrontos passados, o Brasil já demonstrou superioridade contra a Escócia, com vitórias em 1974, 1982 e 1990.
A seleção brasileira busca retomar o sucesso de vencer os três primeiros jogos de uma Copa do Mundo. A coluna de amanhã trará mais detalhes sobre essa busca.
Uma curiosidade: você sabe quando foi a última vez que o Brasil iniciou uma Copa do Mundo às 19h (horário de Brasília)?
