Brasil considera apresentar terceira lista para trazer pessoas de volta de Gaza
10/12/2023 às 22h05
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) está avaliando a chance de redigir outra lista com solicitações para resgatar os brasileiros e parentes palestinos que não puderam sair da Faixa de Gaza no sábado (9).
Segundo fontes diplomáticas, as negociações serão retomadas após o fim da repatriação do segundo grupo, que tem chegada prevista na Base Área de Brasília na madrugada desta segunda-feira (11).
Israel rejeitou 24 pessoas de uma lista com 102 nomes enviados pelo Brasil para repatriação. Foi dada permissão para 78 pessoas. Devido à proibição de alguns familiares, 47 pessoas optaram por ficar em Gaza com seus parentes e cruzaram a fronteira de Rafah, que fica na fronteira com o Egito.
Segundo integrantes do Itamaraty, Israel não deu explicações para os vetos aos pedidos. Em nota, o governo brasileiro informou que aqueles que não tiveram autorização ficarão em Rafah aguardando uma nova chance de deixar Gaza.
O comerciante Hasan Rabee, que estava no primeiro grupo de repatriados de Gaza, que chegou em novembro, espera a chegada da mãe e de uma irmã. Uma segunda irmã não foi autorizada a sair.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
“Espero que haja uma terceira lista para trazer minha outra irmã e outras famílias que não conseguiram embarcar”, disse Rabee.
O proprietário de um restaurante em Salvador, Imad Ahmed Shaheen, estava esperando receber sua família. No entanto, apenas sua mãe, Basema Shaheen, recebeu permissão para sair de Gaza. Ela decidiu não viajar para ficar ao lado de seu marido, Imad Ahmed Shaheen, de 55 anos, e seu irmão, Ibrahim Emad Ahmed Shaheen, 17 anos. Infelizmente, Israel proibiu que essas 24 pessoas entrassem no país.
“Eu estou esperançoso por uma terceira lista”, disse Shaeen durante entrevista.
Segundo o Itamaraty, Israel rejeitou 24 pessoas e sete delas têm cidadania brasileira. Das 47 pessoas que saíram de Gaza, 11 são brasileiros de origem palestina e 36 são palestinos. Além disso, há 27 crianças, 16 mulheres (incluindo duas idosas) e quatro homens adultos.
Neste domingo, uma jovem, que já estava no Cairo, se juntou ao grupo que saiu de Gaza. Com isso, 48 pessoas embarcaram da capital egípicia rumo ao Brasil.