Brasil conversará com Argentina através de canais diplomáticos, sem envolver a relação pessoal entre Lula e Milei, segundo fontes - ZéNewsAi

Brasil conversará com Argentina através de canais diplomáticos, sem envolver a relação pessoal entre Lula e Milei, segundo fontes

11/12/2023 às 17h25

Por: José News
Imagem PreCarregada

Há uma sensível diferença de percepção entre o Palácio do Planalto e o Itamaraty sobre a posse de Javier Milei e as futuras relações entre o presidente da Argentina e do Brasil.

Continua depois da publicidade

Enquanto o Itamaraty diz que a relação começou com o “pé direito”, no Planalto, a avaliação é que a posse de Milei foi uma “festa da extrema direita”.

Auxiliares diretos de Lula dizem que a relação entre os dois países vai permanecer institucional dentro do Mercosul, do G-20 e com avanço em projetos de integração regional de infraestrutura.

Mas não enxergam uma relação pessoal entre Milei e Lula e não preveem nenhuma aproximação por enquanto. Permanece o clima de incômodo com a recepção a Jair Bolsonaro, a Viktor Orban e a outros líderes da direita.

No Itamaraty, sabemos que Lula foi insultado de maneira séria por Milei, que o chamou de “corrupto”. No entanto, acredita-se que o Itamaraty tem uma visão positiva da situação.

LEIA TAMBÉM:

Os diplomatas ressaltam o bom tratamento recebido pelo ministro Mauro Vieira, que foi o primeiro a cumprimentar Milei, e as relações que vem sendo estabelecidas entre ele e a chanceler argentina, Diana Mondino. “Nessas horas os gestos também importam. Não é preciso pressa, nem ansiedade em nível presidencial”, disse uma fonte do Itamaraty.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.