Brasil deve apresentar plano para exploração de petróleo e terras raras, afirma Edinho Silva

O novo presidente da sigla declarou que pretende criar um fundo com recursos da Margem Equatorial para financiar o reflorestamento da Amazônia.

03/08/2025 17h44

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O novo presidente do PT, Edinho Silva, declarou, no domingo (3.ago.2025), que a sigla necessita de um plano para a exploração da Margem Equatorial e das terras raras. Ele afirmou que esses recursos são da população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Partido dos Trabalhadores deve discutir com o movimento sindical a criação de um fundo que utilize as riquezas da costa equatorial para reflorestar a Amazônia.

O governo federal, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, busca, em conjunto com a Petrobras, a possibilidade de extração de petróleo na costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.

LEIA TAMBÉM:

É necessário desenvolver um programa para a costa equatorial. A riqueza existente ali pertence ao povo brasileiro, é riqueza para combatemos a fome e a miséria, para construirmos um país de igualdade.

As terras raras constituem um conjunto de 17 elementos químicos com um papel indispensável em setores de alta tecnologia. O emprego mais relevante é na fabricação de ímãs permanentes, de alta potência e que conservam suas características magnéticas por décadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Edinho também deseja um plano para investigá-las, alegando que esse é o interesse por trás da tarifação imposta por Donald Trump (republicano) ao Brasil.

A China é o maior produtor de terras raras globalmente, o que representou uma vantagem significativa nas negociações com os Estados Unidos. A venda desses minerais para os americanos foi o fator determinante para o fim do bloqueio da Casa Branca à exportação de semicondutores de alta tecnologia da Nvidia para a China.

É necessário apresentar propostas para a exploração das terras raras. Que ninguém duvide que isso é um dos motivos para a maior violência diplomática que experimentamos no período recente. Eles desejam ter controle sobre a exploração das terras raras, e as terras raras pertencem ao povo brasileiro e representam a riqueza das próximas gerações, afirmou o petista.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.