Brasil deve protagonizar o mercado de carbono
Soraya Pires, head global de Soluções de Carbono da Ambipar, deve liderar o mercado de carbono no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a transição energética e a agenda climática em destaque, o debate sobre o mercado de carbono ganha maior importância.
A head global de Soluções de Carbono da Ambipar, Soraya Pires, declarou que o Brasil possui um “mar de oportunidades” para se destacar, durante a participação no “CNN Talks: COP30 – A Chave para o Futuro”, realizado em Brasília na quarta-feira (7).
LEIA TAMBÉM:
● Augusto Melo é indiciado por lavagem de dinheiro
● Tuta, que assumiu o lugar de Marcola no PCdoC, foi detido pela Polícia Federal na Bolívia
● Chuva prevista para a próxima semana em João Pessoa
A CNN Brasil iniciou a cobertura da 30ª Conferência do Clima, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). Espera-se que a COP promova uma agenda voltada para um futuro sustentável, conciliando produtividade com sustentabilidade e transformando o Brasil em potência verde, sem comprometer a competitividade global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado de carbono.
A executiva ressaltou que existe um bioma florestal singular, capaz de produzir cerca de 15% da totalidade da produção global de créditos, além de outros biomas, como o Pantanal e a Mata Atlântica, com uma diversidade de recursos ainda pouco explorada.
“Isso, considerando apenas nossas florestas existentes, dentro da agenda de conservação florestal, ainda apresenta um potencial de aumento no sequestro de carbono através do reflorestamento de áreas com histórico de vegetação nativa”, complementou.
A executiva indica que o país possui oportunidades significativas em áreas degradadas, notadamente no setor agropecuário, onde é possível combinar a produção de alimentos com práticas sustentáveis de uso da terra – como sistemas integrados, manejo adequado de pastagens e recuperação de solos – gerando créditos de carbono no âmbito da Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra (AFOLU).
Segundo a head global de Soluções de Carbono da Ambipar, a pauta de soluções baseadas na natureza, incluindo a conservação e a restauração de ecossistemas, pode colocar o Brasil responsável por até 30% da oferta global de créditos de carbono destinados à compensação de emissões.
Diferentemente das agendas do setor de cana-de-açúcar e de óleo e gás, a do mercado de carbono é relativamente jovem, com cerca de 20 anos. O setor passou por uma série de incertezas e instabilidades, mas agora dispomos de uma lei recentemente sancionada e ainda pendente de regulamentação, que foi elaborada de forma muito inteligente. Nesse sentido, a COP30 representa a possibilidade de o Brasil se consolidar como protagonista. Essa é a oportunidade de demonstrarmos que possuímos soluções concretas para a agenda climática e para o desenvolvimento do mercado regulado de carbono no Brasil.
Fonte: CNN Brasil