Brasil divulga selos de rastreabilidade para plásticos reciclados

Brasil divulga selos de rastreabilidade para plásticos reciclados.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) lançaram na segunda-feira (12.mai.2025) dois selos de rastreamento de materiais plásticos. O lançamento ocorreu durante o evento “Circularidade e Inovação – O Futuro do Conteúdo Reciclado em Produtos Plásticos”, evento paralelo oficial do Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Selo de Conteúdo Reciclado é destinado a empresas e indústrias que empregam plástico reciclado em seus produtos. Já o Selo de Rastreabilidade é voltado para recicladoras e transformadoras de plástico que desejam fornecer a rastreabilidade de seus produtos aos clientes. As empresas interessadas podem solicitar os selos a partir desta terça-feira (13.mai).

A plataforma Recircula Brasil, lançada em 2024 pelas organizações, permite o acompanhamento do ciclo do material, do descarte dos resíduos à sua reintrodução no mercado como novos produtos. O rastreamento dos plásticos reciclados é feito através de notas fiscais eletrônicas.

LEIA TAMBÉM!

Acompanha-se o processo desde a aquisição dos materiais até a venda dos produtos. Com base nessas informações, o sistema verifica a procedência dos materiais e assegura que o produto inclua plástico reciclado.

Até o presente momento, a plataforma Recircula Brasil identificou 304 fornecedores de resíduos ou resina plástica com conteúdo reciclado, situados em 11 estados brasileiros, com maior concentração em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A plataforma também mapeou aproximadamente 1.500 clientes, distribuídos em 20 entidades de federação.

Ao possibilitar o rastreamento com verificação independente e a geração de dados confiáveis, o Recircula Brasil oferece segurança jurídica às empresas em cumprimento às futuras exigências de comprovação de índices de reciclagem e de conteúdo reciclado nas embalagens, previstas para a cadeia do plástico, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Capelli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile