Vistos Americanos São Suspensos para 75 Países, Incluindo o Brasil
Os Estados Unidos anunciaram a suspensão da emissão de vistos para cidadãos de 75 países, uma medida que impacta diretamente o Brasil. A informação foi confirmada pela Bloomberg, com base em um comunicado interno do governo americano. A nova regra entrará em vigor a partir de 21 de janeiro e, por enquanto, congela todos os pedidos de visto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Países já com restrições severas, como Afeganistão, Irã, Rússia e Somália, estão incluídos na lista. No entanto, o governo americano prevê um impacto maior para nações que tradicionalmente mantinham um fluxo regular de concessões de vistos, como Brasil e Nigéria.
A decisão surge em um momento delicado, com a proximidade do início da Copa América, que reunirá visitantes de todo o mundo.
LEIA TAMBÉM!
O Departamento de Estado justificou a medida com base em uma nova lei, que permite negar vistos a estrangeiros considerados potencialmente dependentes de benefícios governamentais nos Estados Unidos. Segundo o porta-voz Tommy Pigott, o objetivo é evitar que indivíduos se tornem um “ônus” para os recursos do país.
A avaliação incluirá, inclusive, a análise de perfis em redes sociais em busca de informações que possam indicar uma possível dependência de programas sociais.
Oficiais consulares foram instruídos a recusar pedidos de visto enquanto os critérios de triagem são reavaliados. A medida ocorre em um contexto de crescente preocupação com o fluxo migratório e a avaliação de riscos. A suspensão dos vistos pode afetar o planejamento de viagens e o acesso de cidadãos de diversos países ao território americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
