Brasil reafirma na União Europeia seu compromisso com a “transparência”

Após o incidente da gripe aviária, as exportações de carne de frango para a China e a União Europeia, dois dos principais mercados do produto brasileiro, foram interrompidas.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Missão do Brasil junto à União Europeia ressaltou nesta sexta-feira (16) o compromisso do país com a transparência e o cumprimento dos protocolos internacionais após a identificação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um rebanho comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O incidente foi registrado em uma fazenda de aves de corte situada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. As exportações de frango para a China e a União Europeia, dois dos principais mercados para o produto brasileiro, foram interrompidas.

Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita vão restringir a compra de carne de frango proveniente apenas do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM!

A representação brasileira junto ao bloco europeu, em comunicado oficial, destacou que a detecção do vírus foi rapidamente comunicada às autoridades sanitárias nacionais e internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde Animal e a Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia.

Após o diagnóstico positivo, o Serviço Veterinário Brasileiro iniciou prontamente todas as medidas necessárias de contenção e erradicação, incluindo a declaração de estado de emergência sanitária animal por um período de sessenta dias, abrangendo um raio de 10 quilômetros ao redor do estabelecimento avícola comercial afetado.

Os diplomatas afirmam que casos de gripe aviária não são eventos exclusivos do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro caso de IAAP foi detectado em um estabelecimento comercial no Brasil. A circulação do vírus IAAP iniciou-se em 2006, sobretudo na Ásia, África e norte da Europa. Na Europa, foram notificados 394 novos surtos nos Estados-Membros da UE em 2024 e 233 surtos adicionais em 2025, segundo o documento.

Um problema estrutural afeta a economia global, afirma professor.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile