Brasil recebe quase 12 mil unidades de medicamento para câncer de mama no SUS; mais lotes virão até junho
Nesta primeira remessa, chegaram quase 12 mil unidades; ao todo, serão quatro lotes, com próximas entregas previstas para dezembro, março e junho.

Ministério da Saúde Recebe Lote de Medicamento para Câncer de Mama
O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, que foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama. Este remédio é indicado para pacientes que ainda apresentam a doença após a quimioterapia inicial, especialmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3.
Nesta primeira remessa, foram entregues 11.978 unidades do medicamento. Ao todo, estão programadas quatro remessas, com as próximas previstas para dezembro deste ano, março e junho do próximo ano. De acordo com o ministério, esses insumos atenderão a 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes até 2025.
Distribuição e Investimento
O medicamento será enviado às secretarias estaduais de Saúde, que realizarão a distribuição conforme os protocolos clínicos estabelecidos. O investimento total do governo federal na aquisição de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento é de R$ 159,3 milhões.
Leia também:

No Dia Mundial da Saúde Mental, terapeuta aponta 5 erros de empresários que afetam equipes

Fumar prejudica cirurgia: saiba como parar para cicatrização rápida

São Paulo registra alta de SRAG por gripe: mais de 189 mil casos em 2025
José Barreto Campello Carvalheira, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, comentou sobre a entrega em uma coletiva de imprensa no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Ele destacou que este avanço representa uma significativa melhoria para a oncologia nacional.
Impacto do Medicamento
Carvalheira afirmou que a medicação pode reduzir em 50% a mortalidade entre pacientes com câncer de mama HER2-positivo, caracterizando uma grande conquista para a saúde pública. Ele ressaltou que o medicamento estará disponível para novos tratamentos, garantindo uma redução significativa na mortalidade e nas recidivas locais.
Segundo o diretor, a expectativa é que o medicamento comece a ser disponibilizado aos pacientes já neste mês, até o início de novembro.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)