O número de notificações de intoxicação por metanol no Brasil atingiu 225, conforme boletim divulgado no domingo (5) pelo Ministério da Saúde. Destes casos, 16 foram confirmados e 209 permanecem em investigação. As ocorrências foram registradas em 13 estados, após o descarte dos casos da Bahia e do Espírito Santo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Distribuição dos Casos
O Ceará notificou o primeiro caso suspeito. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 14 confirmações e 178 suspeitas. O Paraná registra dois casos confirmados. Até o momento, o país contabiliza 15 mortes relacionadas à intoxicação, sendo duas confirmadas em São Paulo e 13 ainda em apuração.
Distribuição de Antídotos
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, um dos antídotos utilizados no tratamento das intoxicações por metanol, aos estados que solicitaram reforço de estoque. Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas: 240 para Pernambuco; 100 para o Paraná; 90 para a Bahia; 90 para o Distrito Federal; 60 para Mato Grosso do Sul.
LEIA TAMBÉM!
Aquisição de Medicamentos
O ministério também fechou contrato para adquirir 2.500 unidades de fomepizol, outro medicamento utilizado como antídoto. As doses devem chegar ao país na próxima semana, vindas de um fornecedor do Japão.
Risco do Metanol
O metanol é uma substância utilizada em produtos industriais, como solventes e combustíveis, mas é altamente tóxica para consumo humano. No organismo, é transformada em compostos que podem causar cegueira, coma e até morte, além de insuficiência pulmonar e renal. Os principais sintomas de intoxicação incluem visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese intensa.
Recomendações do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde recomenda que pessoas com sintomas procurem imediatamente um serviço médico e comuniquem possíveis contatos que tenham ingerido a mesma bebida. Canais de atendimento disponíveis incluem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
- Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
- CIATox da cidade local