Brasil registra o primeiro caso de gripe aviária em aves de produção; observe os riscos e medidas preventivas

O Ministério da Agricultura declara que a doença não é transmitida por carne ou ovos cozidos. Compreenda os riscos, os sintomas em humanos e as medidas de prevenção. Agência Brasil – O Brasil confirmou nesta semana o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matriz do setor avícola em Montenegro, no Rio […]

20/05/2025 10h35

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Agricultura declara que a doença não é transmitida por carne ou ovos cozidos. Compreenda os riscos, os sintomas em humanos e as medidas de prevenção.

A Agência Brasil informou que o Brasil registrou a primeira ocorrência de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se do primeiro caso de IAAP identificado em sistemas de avicultura comercial do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pasta ressaltou que a enfermidade não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos.

A população brasileira e mundial pode permanecer confiante quanto à segurança dos produtos inspecionados, sem que haja qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

LEIA TAMBÉM:

Após o anúncio do primeiro caso de IAAP na China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira, com validade inicial de 60 dias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, a partir de 2006, notificações de IAAP têm sido identificadas em várias regiões do mundo, principalmente na Ásia, na África e no norte da Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Verifique, a seguir, as principais perguntas e respostas sobre a infecção.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença causada por vírus influenza originários de aves. Ela afeta principalmente aves, mas também foram detectados em mamíferos, incluindo bovinos. A gripe aviária raramente afeta humanos, mas a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e tomem as medidas preventivas recomendadas.

A transmissão ocorre devido ao contato direto ou indireto com animais infectados ou com ambientes e superfícies contaminados por fezes ou outros fluidos animais.

Os sintomas em humanos variam de leves – com alguns pacientes até mesmo assintomáticos – a graves. As principais manifestações relatadas incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.

É seguro consumir ovos e frango provenientes de áreas com surto em animais? Carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente. O consumo de carne e ovos crus ou mal cozidos de áreas com surtos de gripe aviária é de alto risco e deve ser evitado. Da mesma forma, animais doentes ou que morreram inesperadamente não devem ser consumidos.

Fonte: Jornal Cidade

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.