Brasil registra o primeiro caso de gripe aviária em propriedade rural
O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta sexta-feira (16.mai.2025) o primeiro foco do vírus da influenza aviária em aves de criação comercial no Brasil. A detecção ocorreu em uma granja do município de Montenegro (RS). Há circulação do vírus desde 2006, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, o ministério informou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. Adicionalmente, declarou que os produtos inspecionados permanecem seguros para consumo e que o risco de infecção humana é considerado baixo, restrito a indivíduos com contato direto com aves contaminadas (vivas ou mortas).
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Marfrig e BRF anunciam fusão e formam empresa com sinergia de R$ 805 milhões
● O Conselho Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil irá colher 332,9 milhões de toneladas de grãos
● Rio Grande do Sul implementa barreiras para combater a gripe aviária
A pasta informa que implementou as ações de contenção e eliminação previstas no plano nacional de contingência. O objetivo, segundo o governo, é extinguir o epicentro da doença e assegurar a continuidade da produção do setor, garantindo o fornecimento e a segurança alimentar.
O Ministério informou que também comunicou o caso à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, aos parceiros comerciais do Brasil e a representantes da cadeia produtiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde os anos 2000, o Serviço Veterinário Oficial é treinado e equipado para lidar com a doença. Dentre as ações preventivas adotadas no país, está:
Essas ações se mostraram decisivas e bem-sucedidas para adiar o surgimento da doença na avicultura comercial do Brasil durante quase duas décadas, declarou.
Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Fonte: Poder 360