Brasil registra o primeiro caso de gripe aviária em propriedade rural

O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos.

16/05/2025 8h05

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta sexta-feira (16.mai.2025) o primeiro foco do vírus da influenza aviária em aves de criação comercial no Brasil. A detecção ocorreu em uma granja do município de Montenegro (RS). Há circulação do vírus desde 2006, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, o ministério informou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. Adicionalmente, declarou que os produtos inspecionados permanecem seguros para consumo e que o risco de infecção humana é considerado baixo, restrito a indivíduos com contato direto com aves contaminadas (vivas ou mortas).

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

A pasta informa que implementou as ações de contenção e eliminação previstas no plano nacional de contingência. O objetivo, segundo o governo, é extinguir o epicentro da doença e assegurar a continuidade da produção do setor, garantindo o fornecimento e a segurança alimentar.

O Ministério informou que também comunicou o caso à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, aos parceiros comerciais do Brasil e a representantes da cadeia produtiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde os anos 2000, o Serviço Veterinário Oficial é treinado e equipado para lidar com a doença. Dentre as ações preventivas adotadas no país, está:

Essas ações se mostraram decisivas e bem-sucedidas para adiar o surgimento da doença na avicultura comercial do Brasil durante quase duas décadas, declarou.

Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.