Brasil se declara livre da gripe aviária
O país registrou 28 dias sem ocorrências da doença em estabelecimentos comerciais e avança com a retomada de exportações.

O Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) nesta quarta-feira (18.jun.2025) que o Brasil está livre da influenza aviária de alta patogenicidade. A comunicação ocorre após um período de vazio sanitário de 28 dias sem novos casos de gripe aviária em granjas comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério está informando diretamente aos países que implementaram restrições temporárias em nível nacional, estadual ou regional sobre as exportações brasileiras de produtos aviários. O objetivo é restabelecer o comércio internacional rapidamente.
A etapa seguinte é a retomada da normalidade comercial. Já estamos iniciando os diás de maneira muito eficaz com os países que restringiram as compras do Brasil e do Rio Grande do Sul. O Brasil sai fortalecido, declarou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD).
LEIA TAMBÉM:
● Ao vivo: “Gilmarpalooza” reúne políticos em Lisboa
● Uma pesquisa aponta que 46% dos deputados federais expressaram rejeição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva
● Deputados afirmam que Lula não dedica atenção suficiente ao Congresso Nacional
O Ministério avalia que o Brasil saiu da crise sanitária fortalecido e com a oportunidade de demonstrar a solidez do controle sanitário do país.
Manteram a doença em apenas uma propriedade. Cumpriram todos os protocolos e notificaram a OMSA que o Brasil se autodeclara, novamente, livre da gripe aviária. Não há de se comemorar uma crise sanitária, mas sim que pudemos demonstrar que fomos eficientes no controle sanitário. O sistema brasileiro é muito competente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crise sanitária iniciou-se em 22 de maio, após a finalização da desinfecção da única granja comercial afetada pela doença no país. O estabelecimento está localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde o primeiro caso foi identificado em 16 de maio.
De acordo com a última atualização do Ministério da Agricultura e Pecuária, às 15h32 desta 4ª feira (18.jun.2025):
casos confirmados em:
identificados em:
Os mercados financeiros estão fechados.
A confirmação do caso no Rio Grande do Sul resultou na suspensão da importação de frango brasileiro por 44 mercados.
Na última atualização do Ministério, a Mauritânia restringiu a importação do Brasil em nível nacional, o Amã restringiu as compras ao Estado do Rio Grande do Sul e o México flexibilizou a suspensão do nível nacional para o nível estadual.
Apresenta-se a lista atualizada dos mercados:
Em razão da confirmação da gripe aviária em aves de criação doméstica, o Japão restringiu, também em nível municipal, a compra de carne de aves de Antônio da Barra (GO) e Campinópolis (MT) e de ovos férteis e filhotes com um dia de vida de todo o Estado de Goiás e Mato Grosso.
Fonte por: Poder 360