Brasil tem 28 dias para se livrar da gripe aviária

A desinfecção na área de maior incidência foi finalizada; se não houver novos registros, o país poderá se declarar livre.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Serviço Veterinário Oficial realizou a limpeza e desinfecção da área em Montenegro (RS) após a identificação de um foco de gripe aviária em uma produção comercial de aves. A partir desta quinta-feira (22.mai.2025), a região entra em um período de 28 dias de vazio sanitário, em conformidade com os protocolos internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ausência de novos casos registrados neste período indica a interrupção do ciclo de transmissão da influenza. o Brasil poderá se declarar livre da doença naquela região.

Este período é fundamental para que possamos, de forma técnica e transparente, comprovar a existência do vírus. […]. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações, disse o Secretário de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, Carlos Goulart.

LEIA TAMBÉM!

O governo avalia 9 casos potenciais de gripe aviária no Brasil. Em total, 37 países aplicaram restrições à importação de frango brasileiro.

Apesar de ainda não completarem 28 dias sem registros de novas infecções, o Brasil seguirá enviando relatórios periódicos aos parceiros comerciais, conforme informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

As ações de controle da gripe aviária iniciaram na quinta-feira (16 de maio) e concluíram-se na segunda-feira (21 de maio).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todo material considerado de risco foi removido e descartado sob supervisão oficial, em conformidade com o Plano Nacional de Contingência para gripe aviária.

A operação em Montenegro envolveu 25 equipes compostas por técnicos do Ministério da Agricultura e da Seapi-RS (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul).

A Prefeitura de Montenegro, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros também aderem às ações.

Compreenda o funcionamento.

O controle sanitário definiu 7 pontos estratégicos na região. Uma barreira efetua bloqueio completo, e as outras seis atuam como pontos de contenção e desinfecção.

Duas barreiras se encontram nos acessos ao perímetro, dentro do raio de 3 km, e quatro na área de vigilância, responsáveis pela sanitização de veículos que saem da região.

A Secretaria de Agricultura detectou 540 propriedades rurais dentro de um raio de 10 km da fazenda impactada. Além da propriedade com o caso confirmado, mais 2 locais realizam avicultura de produção comercial. Todos esses estabelecimentos já foram submetidos a inspeções técnicas.

A circulação de animais e produtos relacionados permanece sob o controle do Serviço Veterinário Oficial, que emprega o sistema de emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) para supervisionar e conceder autorização de movimentação.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile