Bulgária e Romênia se juntam ao espaço Schengen para viagens por mar e ar

A Bulgária e a Romênia fazem parte do espaço Schengen para viagens de passageiros por avião e navio.

30/12/2023 21h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Conselho Europeu decidiu estender o espaço Schengen sem fronteiras para incluir a Bulgária e a Romênia, informou a presidência espanhola do Conselho neste sábado (30).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de março de 2024, as restrições de controle nas fronteiras aéreas e marítimas serão suspensas. As discussões sobre a suspensão dos controles nas fronteiras terrestres serão continuadas no próximo ano, de acordo com a Comissão Europeia.

“A comissão declarou que a ampliação da área Schengen deixará a União Europeia mais fortalecida, tanto internamente quanto no cenário global. Além disso, os dois países foram recebidos com entusiasmo.”

LEIA TAMBÉM:

O espaço Schengen é formado por 26 países, sendo 22 deles da União Europeia. Nesse espaço, mais de 400 milhões de pessoas podem viajar sem restrições, o que o torna a maior área de livre circulação do mundo, de acordo com a Comissão.

O Conselho Europeu aprovou por unanimidade a decisão de incluir a Bulgária e a Romênia. A comissão também informou que enviou várias missões para verificar a preparação dos países em 2022 e 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, enviou suas felicitações à Romênia e à Bulgária via X, chamando isso de “um passo há muito esperado para que os cidadãos romenos e búlgaros desfrutem de uma liberdade de movimento mais fácil com a perspectiva do transporte terrestre que está por vir”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu a decisão como “um momento histórico para a Bulgária e a Romênia. E um dia de grande orgulho para os cidadãos romenos e búlgaros (?) Este é um grande passo à frente para ambos os países e para o espaço Schengen como um todo”.

A Romênia e a Bulgária também saudaram a decisão, com a Ministra das Relações Exteriores da Romênia, Luminita Odobescu, escrevendo no X, a qual é “um resultado importante para os cidadãos da Romênia. Nossos agradecimentos a todos os parceiros e instituições da UE pelo apoio. A Romênia continua comprometida com um espaço Schengen forte e seguro”.

O presidente romeno, Klaus Iohannis, fez eco aos comentários de seu ministro das Relações Exteriores, afirmando, em X, que “é um passo importante para o benefício do povo romeno”.

Enquanto isso, a ministra das Relações Exteriores da Bulgária, Mariya Gabriel, postou no X que “hoje Schengen se torna mais forte com a Bulgária e a Romênia”.

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.