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BYD está perto de superar a Tesla como a maior fabricante mundial de carros elétricos


BYD está perto de superar a Tesla como a maior fabricante mundial de carros elétricos
(Foto Reprodução da Internet)

A empresa chinesa BYD vendeu muitos carros em 2023, se aproximando da Tesla, líder de mercado de veículos elétricos.

A empresa chinesa registou um aumento de 62% nas vendas globais, pouco mais de três milhões de unidades, em comparação com 2022, de acordo com um documento da bolsa de valores.

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A BYD (BYDDY) vendeu 1,57 milhão de veículos elétricos a bateria (BEVs) no ano passado, um aumento de 73%, bem como 1,44 milhão de híbridos, 52% a mais que no ano anterior.

A Tesla irá revelar suas vendas anuais na próxima terça-feira (2).

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É esperado pelos analistas que a empresa de carros elétricos dos Estados Unidos tenha atingido a sua meta de entregar 1,8 milhões de veículos elétricos por ano.

No ano passado, a BYD ficou em segundo lugar nas vendas globais de veículos elétricos (BEV), perdendo para a Tesla por aproximadamente 400.000 unidades. É esperado que a diferença entre as vendas das duas empresas tenha diminuído no ano passado.

No último trimestre, a BYD vendeu 526.409 veículos elétricos, um aumento de mais de 20% em comparação com o trimestre anterior. A Tesla, de acordo com uma pesquisa com 14 analistas mencionada pela Reuters, provavelmente entregou 473 mil unidades no mesmo trimestre.

A BYD está crescendo rapidamente na indústria de veículos elétricos na China, com o apoio de Warren Buffett.

O país está rapidamente avançando na adoção de veículos elétricos, isso se deve ao apoio governamental à indústria.

Pequim quer que pelo menos 20% dos carros novos vendidos por ano até 2025 sejam veículos de energia renovável (NEV), como carros elétricos, híbridos plug-in e carros com células de hidrogênio. Até 2035, o governo quer que os NEVs sejam a maioria das vendas de carros novos.

A primeira meta foi alcançada em 2022, alguns anos antes. A segunda também pode ser atingida mais cedo do que o previsto.

Em 2023 até agora, venderam-se 8,3 milhões de veículos de energia renovável, o que é mais de 30% das vendas totais de carros. Esses dados foram divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis no mês passado.

Miao Wei, um antigo ministro chinês da Indústria e da Tecnologia da Informação, afirmou em um fórum de carros que a meta de o governo atingir 50% de veículos de energia renovável até 2035 será provavelmente alcançada até no máximo 2025 ou 2026, de acordo com informações da mídia estatal.

Os analistas afirmam que a China se destaca na indústria global devido ao seu grande mercado, baixos custos de mão-de-obra e controle da cadeia de suprimentos.

Segundo analistas do banco de investimento francês Natixis Asia, a China está se destacando na produção e aproveitando suas vantagens comparativas, como seu grande mercado interno e ser pioneira na área. A análise foi feita em um relatório no final de novembro.

Sua vantagem de ser pioneiro e o apoio governamental através de investimentos em infraestruturas e subsídios facilitaram a expansão nacional e internacional dos fabricantes chineses de veículos eléctricos, disseram.

No entanto, no ano passado, a forte competição e os preços mais baixos afetaram a rentabilidade de muitas montadoras de carros.

Com a economia da China enfraquecendo, as montadoras estavam preocupadas com uma queda na procura.

Em janeiro, a Tesla baixou os preços na China para atrair clientes e evitar a queda no crescimento, o que gerou uma competição de preços.

Dezenas de montadoras seguiram o exemplo para permanecerem competitivas. A guerra de preços impulsionou as vendas, mas ameaçou a rentabilidade de todo o setor.

A indústria automobilística da China teve uma margem de lucro de apenas 5% nos primeiros 11 meses do ano passado. Esse número é inferior aos 5,7% de 2022 e aos 6,1% de 2021, de acordo com dados divulgados pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros, um grupo apoiado pelo governo.

Para compensar a desaceleração do mercado interno, os fabricantes de automóveis chineses têm procurado crescer fora do continente, expandindo-se na Europa, Austrália e Sudeste Asiático.

No mês passado, a BYD anunciou a construção de uma fábrica de veículos elétricos na Hungria, que será a primeira fábrica de carros da empresa na Europa. ABYD já possui uma fábrica de ônibus em Komárom, também na Hungria.


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