Estudantes e moradores de Baía Formosa recolheram garrafas, sacolas, embalagens de alimentos, latinhas e copos plásticos, totalizando uma meia tonelada de resíduos, nesta sexta-feira (6). A coleta foi realizada em parceria entre o Caern e o Projeto Swell, ONG, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da Caminhada para coletar resíduos sólidos na área litorânea, o programa incluiu uma palestra sobre a importância da água potável na manutenção da vida e uma Oficina Educação, Meio Ambiente e Saúde (EMS). “É de extrema importância trabalhar a consciência individual e a coletiva. Estas atividades na orla, contribuem com a proteção costeira e remoção de resíduos plásticos”, disse a socióloga da Caern, Marília Lima.
Reconhecemos o poder multiplicador da conscientização desse público, inclusive no ambiente familiar. Acreditamos no potencial dessa turma de Baía Formosa, que possui grande vontade de contribuir e disponibilidade para realizar o que é necessário. O caminho é investir nas novas gerações, nas futuras gerações, pois investindo no presente garantiremos um futuro com mais sustentabilidade, completou.
LEIA TAMBÉM!
A PRF/RN realizará um segundo leilão de veículos do ano de 2025
Tribunal julga culpada empresa do setor atacadista por realizar divisão de contas de cartão de crédito sem permissão no Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte apresenta redução de cerca de 18% nos casos de homicídio doloso durante o ano de 2023
Colaboração para fortalecer os cidadãos do futuro.
O Projeto Swell oferece educação ambiental e desenvolvimento social aos jovens da região litorânea. Sua fundadora e diretora, Bárbara Coelho, relata que a caminhada representa a conscientização final do processo educativo, em parceria com a Caern. “O projeto capacita as crianças para que sejam agentes transformadores, contribuindo para que Baía Formosa avance na redução de resíduos plásticos em sua orla”, afirma. A Oficina EMS é desenvolvida diariamente com os participantes, abordando temas como o uso correto da água, sua finitude e a possibilidade de escassez.
A Caern é uma parceira fundamental do Projeto Swell, colaborando na criação e promoção da Oficina EMS. Juntos, formamos crianças e cidadãos para um futuro melhor, promovendo a ideia de que cuidar do planeta é a nossa missão, afirmou Bárbara. Resultado dessa iniciativa é a Cartilha ISD Kids, produzida em conjunto com a Companhia, que apresenta às crianças os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aplicando essa teoria em preservação, na prática, na cidade litorânea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ONG, iniciada em 2017, acompanha aproximadamente 200 crianças em Baía Formosa, oferecendo diversas atividades como a Oficina Drop (surfe), Floater (basquete, futsal, handebol e vôlei de quadra) e Terral (aulas de esportes de areia, vôlei de praia, beach soccer e frescobol), além de aulas de “altinha” ou “pezinho” (toques controlando a bola com o peito do pé). O projeto revelou talentos como Levi Silva, de 15 anos (mundial júnior); Hanna Prado, de 11 anos (3ª no país na categoria sub 12; Iago Belotti, de 13 anos (título brasileiro) e Alexia Oliveira, também de 13 anos (treina com a seleção brasileira de surfe), no projeto Talento Feminino.
Fonte por: Tribuna do Norte
