Cães: abanar o rabo em excesso pode indicar síndrome rara

O acompanhamento do tutor às diretrizes de prevenção é fundamental para evitar reincidências e intervenções mais intensivas.

01/05/2025 16h55

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O movimento animado do rabo dos cães é um indicativo de alegria. Contudo, o excesso de entusiasmo pode levar à Síndrome do Rabo Feliz, que, apesar do nome, pode ser uma condição dolorosa e séria para o animal.

O problema surge quando o cão balança o rabo com tanta intensidade que o machuca ao atingir superfícies rígidas, como paredes, móveis e cercas.

Essa condição é mais comum em cães de raças com caudas longas, finas e de pelo curto, como: galgos, dogues alemães, wolfhounds irlandeses, labradores, retrievers, pastores alemães, dálmatas, pointers, springer spaniels ingleses, cocker spaniels e raças bully.

A manifestação dos sintomas da síndrome pode variar, porém incluem: queda de pelos na extremidade caudal, pele quebradiça, sangramento e dor ao movimentar a cauda. O tratamento de uma cauda lesionada pode ser complexo, principalmente quando a lesão se localiza na ponta.

LEIA TAMBÉM:

Continue lendo no site Cães Online, parceiros do Metrópoles.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.