Cães: abanar o rabo em excesso pode indicar síndrome rara
O acompanhamento do tutor às diretrizes de prevenção é fundamental para evitar reincidências e intervenções mais intensivas.

O movimento animado do rabo dos cães é um indicativo de alegria. Contudo, o excesso de entusiasmo pode levar à Síndrome do Rabo Feliz, que, apesar do nome, pode ser uma condição dolorosa e séria para o animal.
O problema surge quando o cão balança o rabo com tanta intensidade que o machuca ao atingir superfícies rígidas, como paredes, móveis e cercas.
Essa condição é mais comum em cães de raças com caudas longas, finas e de pelo curto, como: galgos, dogues alemães, wolfhounds irlandeses, labradores, retrievers, pastores alemães, dálmatas, pointers, springer spaniels ingleses, cocker spaniels e raças bully.
A manifestação dos sintomas da síndrome pode variar, porém incluem: queda de pelos na extremidade caudal, pele quebradiça, sangramento e dor ao movimentar a cauda. O tratamento de uma cauda lesionada pode ser complexo, principalmente quando a lesão se localiza na ponta.
LEIA TAMBÉM:
● Verifique os cuidados essenciais para diminuir o risco de câncer em cães
● Seu gato lambe excessivamente? Descubra as causas principais
● Nicole Bahls exibe “pig reborn” e ganha destaque nas redes sociais
Continue lendo no site Cães Online, parceiros do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles