Caiado afirma que irá anistiar Bolsonaro caso vença a eleição de 2026
O governador de Goiás disputa a Presidência e aguarda o apoio do ex-capitão.
O pré-candidato à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), declarou que anistaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso vença as eleições. O ex-capitão está inelegível devido a duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral e é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado em 2022.
A anulação da participação dos envolvidos no 8 de Janeiro e a absolvição dos acusados de integrar a organização criminosa ligada à trama golpista é uma prioridade da extrema-direita no Congresso Nacional.
Ronaldo Caiado presidente da República, vou anistiar e começar uma nova história no Brasil”, afirmou o governador, referindo-se a si mesmo em terceira pessoa, em uma entrevista à GloboNews nesta quarta-feira 14. “Caiado vai chegando na Presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do País.”
Leia também:
Ex-ajudante de Bolsonaro cumpre pena com medidas específicas no STF
Rodrigo Alcolumbre instala CPI para combater crime organizado no Brasil
Alexandre de Moraes acompanha Operação Contenção com reuniões cruciais no Rio
A relação entre Bolsonaro e Caiado foi abalada nas eleições de 2024 nas maiores cidades de Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia. Enquanto o governador apoiou o empresário Sandro Mabel (União) na disputa pela capital, o ex-presidente apoiou o deputado estadual Fred Rodrigues (PL).
Aquela queda de braço também teve como cenário a disputa de 2026. Caiado enfrenta resistências no âmbito do entorno de Bolsonaro por sua posição durante a pandemia da Covid-19, mas espera que o ex-presidente apoie sua empreitada.
Caiado declarou ter sido o primeiro apoiador de Bolsonaro a defender a anistia, ainda em fevereiro do ano anterior. “Disse que era necessário deixar essa crise, abandonar esse debate. Isso já cansou. Há dois anos e sete meses falando só disso. Ninguém fala de reforma, de tecnologia.”
O governador lançou sua pré-candidatura em abril, em evento em Salvador (BA). Se o projeto for bem-sucedido, ele concorrerá ao Palácio do Planalto pela segunda vez. Em 1989, participou da disputa pelo extinto PDC, obtendo apenas 1% dos votos válidos.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)