Caiado afirma que irá anistiar Bolsonaro caso vença a eleição de 2026
O governador de Goiás disputa a Presidência e aguarda o apoio do ex-capitão.
O pré-candidato à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), declarou que anistaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso vença as eleições. O ex-capitão está inelegível devido a duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral e é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado em 2022.
A anulação da participação dos envolvidos no 8 de Janeiro e a absolvição dos acusados de integrar a organização criminosa ligada à trama golpista é uma prioridade da extrema-direita no Congresso Nacional.
Ronaldo Caiado presidente da República, vou anistiar e começar uma nova história no Brasil”, afirmou o governador, referindo-se a si mesmo em terceira pessoa, em uma entrevista à GloboNews nesta quarta-feira 14. “Caiado vai chegando na Presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do País.”
Leia também:
Príncipe William visita Rio, Paes faz piada e discute segurança
Marielle Franco recebe honraria da Universidade de Harvard em 2025
Mendonça Filho critica novas regras e defende autonomia para estados na segurança
A relação entre Bolsonaro e Caiado foi abalada nas eleições de 2024 nas maiores cidades de Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia. Enquanto o governador apoiou o empresário Sandro Mabel (União) na disputa pela capital, o ex-presidente apoiou o deputado estadual Fred Rodrigues (PL).
Aquela queda de braço também teve como cenário a disputa de 2026. Caiado enfrenta resistências no âmbito do entorno de Bolsonaro por sua posição durante a pandemia da Covid-19, mas espera que o ex-presidente apoie sua empreitada.
Caiado declarou ter sido o primeiro apoiador de Bolsonaro a defender a anistia, ainda em fevereiro do ano anterior. “Disse que era necessário deixar essa crise, abandonar esse debate. Isso já cansou. Há dois anos e sete meses falando só disso. Ninguém fala de reforma, de tecnologia.”
O governador lançou sua pré-candidatura em abril, em evento em Salvador (BA). Se o projeto for bem-sucedido, ele concorrerá ao Palácio do Planalto pela segunda vez. Em 1989, participou da disputa pelo extinto PDC, obtendo apenas 1% dos votos válidos.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)