Califórnia Aprova Redesenho de Distritos Eleitorais em Confronto a Esforços de Trump
A Califórnia aprovou na terça-feira (4) uma proposta para redistribuir seus distritos eleitorais, uma medida vista como um contra-ataque aos esforços do presidente Donald Trump para influenciar os resultados em estados com governos republicanos. Os primeiros resultados indicam uma vitória da proposta, amplamente promovida como uma oportunidade de “dar uma lição” ao presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os eleitores aprovaram a “Proposta 50” com uma margem de dois para um, conforme os primeiros resultados oficiais, e a imprensa americana projeta uma vitória por ampla maioria.
O resultado representa uma importante vitória para o governador Gavin Newsom, que consolida sua liderança no Partido Democrata por sua disposição de confrontar Trump. A redistribuição temporária dos distritos eleitorais pode proporcionar ao Partido Democrata cinco cadeiras adicionais na disputa pelo controle do Congresso dos Estados Unidos nas eleições de meio de mandato.
LEIA TAMBÉM!
Os defensores da proposta argumentam que ela visa apenas equilibrar o cenário político, após a aprovação da redistribuição distrital pelo Texas, sob pressão da Casa Branca, com o objetivo de manter a maioria no Congresso. Os republicanos, por outro lado, criticam a medida, alegando que ela privará os apoiadores do partido na Califórnia do direito ao voto, em um estado onde a vantagem democrata é significativa.
“A votação inconstitucional sobre a redistribuição de distritos na Califórnia é uma FRAUDE GIGANTE, já que todo o processo, em particular a votação em si, é MANIPULADO”, publicou Donald Trump em sua rede social nesta terça-feira. “São devaneios de um idoso que sabe que está prestes a PERDER”, respondeu o governador da Califórnia.
Ao contrário de outros estados, a Califórnia adotou, em 2008, uma mudança significativa, transferindo o poder de modificar as margens distritais para uma comissão independente. A nova proposta de Newsom busca retomar a prática partidária pelos próximos cinco anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As circunscrições eleitorais traçadas politicamente entrarão em vigor para todas as eleições até que o próximo censo defina os mapas.
