Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Câmara analisa proposta para flexibilizar normas de licenciamento ambiental no país

Câmara analisa proposta para flexibilizar normas de licenciamento ambiental no país

Proposta que está em discussão no Congresso há duas décadas deve ser analisada novamente pela Câmara; documento permite a exploração de petróleo na Amazônia.

Por: Redação ZéNewsAi

21/05/2025 22:01

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Aprovado na quarta-feira (21), o Senado votou 54 votos a 13 favoráveis a criação de novas regras para o licenciamento ambiental de empreendimentos no Brasil. A proposta, que acompanha 21 anos de tramitação no Congresso, segue agora para análise da Câmara.

Antes da votação, o governo realizou negociações para ajustar a proposta. O texto foi aprovado na terça-feira (21) em duas comissões, a de Agricultura e a de Meio Ambiente, após meses de negociações entre os relatores, senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Tereza Cristina (PP-MS).

O texto está em análise no Senado desde 2021. Na sessão plenária, a matéria teve a relatoria de Tereza Cristina, que faz parte da bancada do agronegócio e exerceu a função de ministra da Agricultura durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Leia também:

Governo e Prefeitura Discutem Aumento de Tarifas de Ônibus e Metrô em 2025

Governo e Prefeitura Discutem Aumento de Tarifas de Ônibus e Metrô em 2025

Flávio Bolsonaro Aposta em 2026: Almeja Presidência e Surpreende em Estratégia!

Flávio Bolsonaro Aposta em 2026: Almeja Presidência e Surpreende em Estratégia!

Deputado Federal Alvo de Busca com R$ 400 Mil em Espécie – Operação Revela Esquema de Desvio!

Deputado Federal Alvo de Busca com R$ 400 Mil em Espécie – Operação Revela Esquema de Desvio!

A proposta eleva as atribuições dos estados no processo de licenciamento e simplifica as licenças. Uma emenda aceita pela relatora, apresentada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também permite o desenvolvimento da exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na chamada Margem Equatorial — que é defendida pelo senador.

O projeto busca simplificar e reduzir a burocracia das licenças para empreendimentos e atividades que utilizam recursos naturais. Contudo, a proposta enfrenta críticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática e de organizações ambientais.

As críticas ao MMA são diversas, abrangendo questões como a violência excessiva, a falta de regras claras e a natureza controversa do esporte.

Antes da votação no Senado, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima declarou que o projeto representa a “desestruturação substancial da legislação existente”, além de risco à segurança ambiental e social no país.

A documentação indica que, ao não assegurar a coordenação nacional e a atuação dos órgãos colegiados na definição das atividades licenciadas, o projeto pode levar à ação descoordenada entre a União, os Estados e os Municípios no processo de licenciamento ambiental e comprometer os mecanismos de participação social.

O projeto, conforme a pasta, deve provocar, possivelmente, altos índices de judicialização, o que tornará o processo de licenciamento ambiental mais lento e custoso para a sociedade e para o Estado brasileiro.

A proposta de emenda do presidente da Câmara, Arthur Lira, visa flexibilizar as regras do teto de gastos, permitindo maior margem de manobra para o governo federal.

A proposta de Alcolumbre institui uma Licença Ambiental Especial (LAE), uma nova forma de autorização, voltada para projetos considerados “estratégicos”. A autoridade responsável pela licença deverá priorizar a análise e a decisão de requerimentos de licença ambiental de atividades ou empreendimentos definidos como estratégicos.

O texto define as condições que o empreendedor deve atender para a localização, instalação e operação. Os critérios para determinar o que é estratégico no país serão definidos por decreto, mediante proposta bianual do Conselho de Governo.

Tereza Cristina aprovou a emenda que especifica que o Conselho de Governo deverá manter uma equipe técnica permanente para a análise dos critérios.

Ao priorizar, a emenda flexibiliza o processo. A LAE será “monofásica”, realizada em uma única fase e com prazo máximo de 12 meses para a análise e emissão da licença.

Alcolumbre justificou que a demora nos licenciamentos ambientais dificulta o desenvolvimento, e que a emenda visa à eficiência, rapidez e sustentabilidade. Ele afirmou que o sistema vigente é burocrático e desestimula os investimentos.

O Observatório do Clima, para a organização ambientalista, considera que a nova modalidade prevista na emenda pode ser suscetível a “pressões e interesses políticos”, ao favorecer determinados projetos.

Significa que as análises ficam à mercê das vontades políticas e prejudicam aqueles que estão na fila para terem seus processos analisados. Além disso, enfraquece o SISNAMA [Sistema Nacional do Meio Ambiente], ao passo que o Conselho de Governo irá ditar a formulação de política nacional e diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais.

Alterações aprovadas.

Tereza Cristina aprovou a modificação que permite que projetos de saneamento básico sejam submetidos à Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e um Relatório de Caracterização do Empreendimento (RCE).

Por meio deste, essa modalidade também poderá ser utilizada em obras destinadas à ampliação de capacidade e à modernização em instalações preexistentes.

Na sessão plenária, a relatora também aprovou emenda que estabelece que, em casos de iminência ou ocorrência de degradação da qualidade ambiental, as medidas para evitá-la devem ser formalmente comunicadas ao órgão ambiental licenciador em até 24 horas. A manifestação técnica do órgão licenciador deverá prevalecer.

Nas comissões, foram aceitas emendas que conferem prioridade a projetos relacionados à segurança energética nacional nos processos licenciatórios.

Alterações em licenças

A iniciativa prevê que a licença ambiental para empresas de pequeno e médio porte com baixo ou médio potencial poluidor será emitida por meio do modelo de licença por adesão e compromisso (LAC), sendo esta atualmente utilizada apenas nos níveis estaduais.

O modelo é uma espécie de autoafirmação de conformidade com as normas ambientais, que poupa pequenos empresários de passar por diversas etapas de licenciamento e simplifica o processo vigente.

Outra alteração incluída no parecer é a priorização dos processos de licenciamento de obras de saneamento básico, além de “quando couber, procedimentos simplificados na análise”.

A proposta também inclui a isenção de licenciamento para empreendimentos militares e para quatro tipos de atividades agropecuárias.

Adicionalmente, o texto analisado no Senado modifica a redação aprovada pela Câmara e reinstala a inclusão de atividades de mineração de grande porte e alto risco no âmbito da legislação.

O governo está negociando.

Os membros do governo tentaram realizar alterações na proposta no dia anterior à votação. Em entrevista à CNN, Tereza Cristina criticou nesta tarde a negociação de “última hora” realizada por integrantes do governo.

Na Comissão de Meio Ambiente, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o senador Beto Faro (PT-PA) e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) votaram contra o texto. Na ocasião, Jaques afirmou que, apesar de superadas a maioria das divergências, alguns trechos ainda teriam teor inconstitucional.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
burocracia licenciamentoexploração de petróleo Amazônialegislação ambientallicenciamento ambiental Brasilnormas licenciamento ambientalregras licenciamento ambientalsimplificação licenciamento
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

Epstein: Trump, Clinton e Poderes Ocultos Revelados em Novos Arquivos!

19/12/2025 11:16 | 3 min de leitura

● Carflix: A História Surpreendente do Ex-Vendedor que Revolucionou o Mercado de Carros Usados no Brasil!

19/12/2025 11:20 | 2 min de leitura

● Deputados Alvo de Busca da PF: Desvio de Verba e Dinheiro em Casa!

19/12/2025 11:23 | 3 min de leitura

● Obama Revela Lista de Filmes Favoritos de 2025: “O Agente Secreto” em Destaque!

19/12/2025 11:26 | 1 min de leitura

● Petrobras e Braskem: Acordos Bilionários Garantem Fornecimento Vital para Braskem!

19/12/2025 11:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!