Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Câmara aprova, com o apoio do governo, medida provisória relacionada ao INSS

Câmara aprova, com o apoio do governo, medida provisória relacionada ao INSS

Aprovada por votação simbólica, a medida restringe o desconto automático de valores em benefícios previdenciários.

Por: Redação ZéNewsAi

20/05/2025 21:31

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (20.mai.2025) o regime de urgência para o projeto de lei 1.846 de 2025, que impede o abatimento automático de valores em benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Aprovada com o respaldo dos deputados da base governamental, a medida passou por votação simbólica, sem identificação dos votos individuais.

O projeto poderá ser votado diretamente pela plenária, sem a necessidade de passar por comissões. O texto deve ser anexado a outras 52 propostas semelhantes e analisado na próxima semana.

Leia também:

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

Resposta às fraudes

O deputado Sidney Leite (PSD-AM) apresentou a proposta em 24 de abril, um dia após a operação realizada pela Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União), que revelou o esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Uma das propostas do texto sugere vetar a cobrança de mensalidades de associações e entidades de aposentados diretamente nos benefícios previdenciários. Também revoga trechos da Lei Geral da Previdência que possibilitam tais descontos. Veja a íntegra da proposta (PDF – 2 MB).

Frequentemente, na Câmara, quando ocorre votação simbólica, isso se deve a um acordo. A partir do momento em que uma bancada expressiva discorda, o presidente deve convocar votação nominal.

O Poder360 constatou que os governistas consideram uma derrota iminente a tentativa de impedir a criação de uma CPI com senadores e deputados para apurar as fraudes no INSS.

Os parlamentares decidiram alterar a abordagem: buscam articular para aprovar aliados na comissão e designar a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) como relatora, conforme apurado pelo Poder360. Ela é filiada ao mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. Foi uma das autoras do requerimento de criação da CPI.

Esta publicação digital constatou que autoridades governamentais buscam, no curso das atividades da comissão, deslocar a responsabilidade por desvios para o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), período em que o esquema teria iniciado.

Operação sem desconto

A Polícia Federal iniciou, em 23 de abril de 2025, a operação Sem Desconto para apurar um esquema de descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS.

A operação obteve cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 estados.

A Polícia Federal identificou irregularidades nos descontos de taxas associativas sobre benefícios previdenciários, incluindo aposentadorias e pensões concedidos pelo INSS.

O governo comunicou que, em 2023, a CGU (Controladoria-Geral da União) iniciou uma série de apurações sobre o incremento no número de entidades e nos valores descontados dos aposentados.

Foram conduzidas auditorias em 29 entidades com ACTs (Acordos de Cooperação Técnica) com o INSS, além de entrevistas com 1.300 aposentados com descontos em folha de pagamento.

A Controladoria-Geral da União (CGU) constatou que as organizações não tinham a estrutura operacional necessária para fornecer os serviços aos beneficiários e que a maioria das pessoas entrevistadas não autorizou os descontos.

A Controladoria também identificou que 70% das 29 entidades analisadas não tinham entregue a documentação completa ao INSS. Na operação, 6 pessoas foram afastadas de suas funções, entre elas o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
INSSpensões
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Política

Alckmin e Han Zheng discutem salvaguardas da China sobre carne brasileira!

28/01/2026 12:18 | 1 min de leitura

● Thales e Samsung Unemaranham América Latina com Nova Solução de Segurança Digital!

28/01/2026 13:05 | 2 min de leitura

● Harry Styles Explodiu! Shows Extras em São Paulo Confirmados para 2026!

28/01/2026 13:06 | 2 min de leitura

● Anvisa Proíbe Fita de Clareamento 9D White: VM Global Trade LTDA é Alvo da Agência

28/01/2026 13:15 | 1 min de leitura

● Alexandre de Moraes Liberta Receitas do MPU do Arcabouço Fiscal – Decisão Surpreendente!

28/01/2026 12:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!