Internacional

Câmara cancela participação israelense em discussão sobre guerra devido a ameaças


Câmara cancela participação israelense em discussão sobre guerra devido a ameaças
(Foto Reprodução da Internet)

O convite de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a guerra Israel-Hamas provocou uma onda de mensagens com insultos e ameaças contra a tentativa de ouvir tanto israelenses quanto palestinos.

Diante da pressão, a Comissão de Legislação Participativa (CLP) manteve a sessão marcada para esta terça-feira (7), mas decidiu desconvidar os especialistas que falariam em nome de Israel.

Continua depois da publicidade

Agora, somente entidades e representantes palestinos aparecem entre os confirmados. De acordo com integrantes da comissão, as mensagens mostraram o nível de perigo em manter o debate com os dois lados no mesmo lugar.

Entre os convidados mantidos, está o médico palestino-brasileiro Ahmed Shehada, presidente do Instituto Brasil-Palestina. Shehada é irmão de um ex-líder do Hamas que foi assassinado em 2002.

Continua depois da publicidade

Na lista de confirmações também está presente Ualid Rabah, presidente da Federação Palestina no Brasil. Além disso, há também historiadores, pesquisadores e juristas que representam os árabes.

O deputado João Daniel (PT-SE) propôs uma audiência. Alguns textos ameaçadores foram enviados ao seu escritório e também à comissão.

No pedido, o deputado destacou a importância de ouvir “opiniões diferentes” sobre a guerra devido à “complexidade do conflito”.

O convite inicial previa a presença de representantes da embaixada de Israel no Brasil, da embaixada da Palestina, da comunidade judaica, da comunidade árabe-palestina, da Organização das Nações Unidas (ONU), de entidades da sociedade civil e meio acadêmico.

“Muitos grupos pró-Israel acabaram tumultuando e ficou perigoso manter os dois lados. Eles mandaram muitas mensagens, pedindo pra participarem ou dizendo que somos terrotistas por querer ouvir “o hamas”, na cabeça deles”, disse um auxiliar da comissão.


🔥 Recomendado para voçê 🔥