Câmara deve analisar normas após acidente envolvendo dirigível
O projeto foi apresentado na segunda-feira (24) pelo deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) e define normas mais severas para a operação de balões de ar…
Após recentes acidentes, incluindo um que resultou na morte de oito pessoas e deixou 13 feridos em Santa Catarina no último fim de semana, a Câmara dos Deputados irá debater um projeto de lei para regulamentar a prática do balonismo no Brasil. A proposta foi protocolada nesta segunda-feira (24) pelo deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) e estabelece regras mais rígidas para a operação de balões de ar quente. Entre as principais medidas estão:
Gerardo Portela, especialista em gestão de risco e segurança aeronáutica, destaca que o balonismo é classificado como um esporte radical, uma informação que muitos turistas desconhecem ao contratar passeios. “Será que todos ali estavam dispostos a fazer um esporte radical? A recomendação é que, se alguém oferece um serviço em que você precisa assinar um termo de responsabilidade por riscos, você não deve aceitar, a menos que compreenda que está praticando um esporte com alto risco”, alerta.
Analisando as imagens do acidente em Santa Catarina, que viralizaram nas redes sociais, o especialista aponta que é possível identificar erros, como problemas na decolagem e a superlotação do balão. Ele afirmou que o problema parece estar relacionado ao combustível. “É possível que houvesse uma fonte de ignição a bordo. [… ] Eu acredito mais na possibilidade de o próprio sistema ter tido um vazamento e um princípio de incêndio”, explicou.
Leia também:
Boulos mira fim da escala 6×1 no governo Lula e enfrenta desafio de montar equipe ministerial
Nunes provoca Boulos sobre ministério: ‘Vai ter carteira assinada pela primeira vez’
Alckmin descarta candidatura ao governo de São Paulo em 2026 e foca na reeleição com Lula
A Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) declarou que sua finalidade é o desenvolvimento da atividade como prática esportiva e que não tem competência para regular ou fiscalizar atividades turísticas ou comerciais envolvendo balões de ar quente de passeio. A Anac informou que acompanha a investigação do caso. O Ministério do Turismo prometeu uma reunião com entidades do setor para debater uma regulamentação específica para o balonismo turístico.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)