Câmara dos Representantes dos EUA aprova projeto orçamentário de cortes de gastos proposto por Trump
Em caso de aprovação, a proposta pode retirar o acesso gratuito à saúde de milhões de americanos, somando mais de 3 trilhões de dólares à dívida do país.

Com 51 votos a favor e 49 contra, o Senado dos Estados Unidos aprovou a abertura do debate do projeto de lei, chamado pelo presidente Donald Trump de “grande projeto”. A proposta visa à redução de impostos e ao aumento dos gastos no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em publicação em seu perfil na Truth, o republicano classificou o ato como “grande vitória”. “Vamos fazer nossa economia crescer, reduzir gastos, proteger nossa fronteira”, escreveu.
Se aprovado, o projeto pode restringir o acesso gratuito à saúde de milhões de americanos, além de aumentar a dívida do país em mais de US$ 3 trilhões.
LEIA TAMBÉM:
● O Ministério das Relações Exteriores defende Lula em resposta às críticas da publicação ‘The Economist’
● Trump não descarta analisar a possibilidade de deportar Donald Trump
● A Organização das Nações Unidas alerta que a humanidade precisará aprender a lidar com ondas de calor
Dois membros do partido de Trump se opuseram à abertura, juntando-se a todos os democratas.
Os republicanos, atentos às eleições de meio de mandato de 2026, estão divididos sobre o pacote; o Medicaid é um desses pontos de inflexão, já que deixaria cerca de 8,6 milhões de pessoas sem assistência médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano de corte de gastos também revertiria muitos dos incentivos fiscais para energia renovável implementados pelo antecessor de Trump, Joe Biden.
Trump tem pressionado para que o projeto de lei seja aprovado até 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos.
Os democratas, que se opõem à legislação e à agenda do presidente, prometem bloquear o debate.
Fonte por: Jovem Pan