Câmara dos Representantes dos EUA aprova projeto orçamentário de cortes de gastos proposto por Trump
Em caso de aprovação, a proposta pode retirar o acesso gratuito à saúde de milhões de americanos, somando mais de 3 trilhões de dólares à dívida do país.
Com 51 votos a favor e 49 contra, o Senado dos Estados Unidos aprovou a abertura do debate do projeto de lei, chamado pelo presidente Donald Trump de “grande projeto”. A proposta visa à redução de impostos e ao aumento dos gastos no país.
Em publicação em seu perfil na Truth, o republicano classificou o ato como “grande vitória”. “Vamos fazer nossa economia crescer, reduzir gastos, proteger nossa fronteira”, escreveu.
Se aprovado, o projeto pode restringir o acesso gratuito à saúde de milhões de americanos, além de aumentar a dívida do país em mais de US$ 3 trilhões.
Leia também:
Operação no RJ: ‘Cenário de guerra’ exposto na mídia internacional
Israel ataca Gaza após Hamas devolver restos mortais de refém
Netanyahu ordena “ataques contundentes” em Gaza após troca de refém
Dois membros do partido de Trump se opuseram à abertura, juntando-se a todos os democratas.
Os republicanos, atentos às eleições de meio de mandato de 2026, estão divididos sobre o pacote; o Medicaid é um desses pontos de inflexão, já que deixaria cerca de 8,6 milhões de pessoas sem assistência médica.
O plano de corte de gastos também revertiria muitos dos incentivos fiscais para energia renovável implementados pelo antecessor de Trump, Joe Biden.
Trump tem pressionado para que o projeto de lei seja aprovado até 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos.
Os democratas, que se opõem à legislação e à agenda do presidente, prometem bloquear o debate.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)