Câmara instala comissão para acompanhar a execução das obras do túnel Santos-Guarujá

Na CNN, autor do requerimento declara “início formal” da comissão, com viagem à Alemanha e Dinamarca para analisar o Túnel Fehmarnbelt, maior túnel submerso do mundo.

10/05/2025 9h47

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(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados estabeleceu uma comissão temporária para acompanhar os trabalhos na obra do túnel submergido Santos-Guarujá. O pedido foi apresentado por parlamentares estaduais paulistas, liderados por Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e contou com o apoio do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

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Em entrevista à CNN, o deputado afirmou que “a criação da comissão externa visa acompanhar com lupa as obras para que tudo ocorra com transparência e celeridade”. Paulo Alexandre e colegas parlamentares retornam neste sábado (10) de uma missão na Europa voltada ao tema.

A viagem visava analisar o projeto e a construção do Túnel da Faixa de Fehmarnbelt, maior obra subaquática do mundo, que conecta a Alemanha e a Dinamarca. Em cinco dias de atividades, a delegação brasileira se reuniu com representantes das autoridades e do setor de infraestrutura dos países, simbolizando o lançamento oficial da comissão.

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O deputado CNN analisa todas as fases, desde a estruturação do processo e a contratação, até a execução da obra. Um ponto crucial é observar como a situação é gerenciada na execução de grandes projetos sem interromper as atividades portuárias, o que também será assegurado no Porto de Santos.

O leilão de concessão do túnel imerso Santos-Guarujá está previsto para 1º de agosto deste ano. O projeto requer investimentos de R$ 6 bilhões, com a participação dos governos federal e paulista.

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O projeto contempla a edificação de uma estrutura com 1,5km de extensão (dos quais 870m serão submersos). Serão disponibilizadas três faixas de rolamento em cada sentido, uma das quais destinada à passagem de veículos leves sobre trilhos (VLT). O túnel também incluirá acesso para travessia de pedestres e ciclistas.

A obra de tunelamento na Baixada Santista visa atender a uma antiga reivindicação, com potencial para beneficiar pelo menos 80 mil pessoas diariamente. Aproximadamente 14 mil veículos, incluindo caminhões de até três eixos, utilizam a rota entre Santos e Guarujá diariamente.

A viagem pela estrada leva cerca de uma hora. Utilizando balsa, o tempo é de 18 minutos. Com o túnel, a viagem pode ser concluída em menos de dois minutos.

Fonte: CNN Brasil

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