Câmara vota autorização para nomeações de embaixadores
O presidente Lula será informado após a confirmação dos nomes em votação nominal.

A Câmara Alta aprovou na quarta-feira (21.mai.2025) cinco nomes indicados para as funções de embaixadores do Brasil no exterior. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será informado sobre a decisão da Assembleia Legislativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os nomes citados, que já haviam sido examinados pela CRE (Comissão de Relações Exteriores), foram aprovados, por meio de votação nominal, para assumir o cargo de embaixadores nos países correspondentes.
A Sabatina dos Embaixadores
O presidente da República designa para a função de embaixador do Brasil no exterior servidores de 1ª ou 2ª classe do Itamaraty.
LEIA TAMBÉM:
● Lewandowski comenta ao vivo sobre a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública na Câmara
● Lula afirma que o governo não pode elaborar Medida Preventiva Perfeita
● O governo Lula pretende conduzir 20 licitações para rodovias até o ano de 2026
Após a publicação da nomeação no Diário Oficial da União, o processo encaminha-se ao Senado Federal, onde a CRE a analisa.
O presidente da comissão designa um senador para apresentar o currículo do indicado e redigir um relatório sobre sua candidatura. A comissão, então, tem um prazo para analisar o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente, marca-se uma reunião para a comprovação, fase em que os senadores entrevistam o postulante, indagando sobre sua trajetória, bem como expondo situações concretas ou imaginárias e avaliando seu posicionamento em relação ao país a que poderá ser indicado.
Após isso, os nomes são encaminhados para serem votados em sessão plenária na Câmara Alta e necessitam de 41 senadores para a aprovação dos indicados. Se aprovados, o presidente da República é informado.
Esta reportagem foi produzida pela estagiária de jornalismo Sabrina Fonseca, com supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.
Fonte: Poder 360