Câmara vota em aprovação de padrões mais exigentes para indicados ao Conselho Tutelar
O projeto continuará sendo avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça.
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou na sexta-feira, 23, o projeto de lei que estende os requisitos de idoneidade moral para candidatos ao Conselho Tutelar.
O projeto segue em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para se tornar lei, deverá ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), à redação original apresentada pela deputada Ana Paula Lima (PT-SC).
Leia também:
Janja declara envio de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza e critica países ricos
Ciro Gomes deixa o PDT e avalia PSDB e União como novas opções políticas
Zanin derruba lei de desoneração, mas mantém reoneração gradual em decisão crucial
É imprescindível que a função, dada a relevância na salvaguarda de direitos fundamentais, seja ocupada por quem possui não apenas a competência técnica, mas também a reconhecida idoneidade moral, afirmou Laura Carneiro.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, responsável por assegurar os direitos da criança e do adolescente em cada município ou região do Distrito Federal.
O Conselho Tutelar é formado por cinco membros, eleitos pela comunidade para um período de quatro anos, com possibilidade de reeleição.
Atualmente, os requisitos para ser conselheiro tutelar são:
O substitutivo aprovado estabelece que não poderá ser candidato aquele que possua condenação, com sentença transitada em julgado, pelos seguintes crimes:
As informações da Agência Câmara.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)