Câmara vota fim de prática de tatuagem e piercing em animais de estimação

Proposta de lei modifica o Código Penal, tipificando como crimes ambientais a prática de maus-tratos a animais; projeto segue para sanção.

20/05/2025 19h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Senado votou na terça-feira (20.mai.2025) o projeto de lei que restringe a realização de tatuagens e piercings com fins estéticos em cães e gatos. O documento agora aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segue a íntegra do PL (PDF-740kB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta modifica a Lei nº 9.605/1998, também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, que estabelece as penalidades e sanções administrativas para atos que prejudicam o meio ambiente e a fauna.

A prática de tatuar e fazer piercings em animais, quando não possui finalidade terapêutica ou de identificação, configura sofrimento desnecessário e uma violação de seus direitos.

LEIA TAMBÉM:

Principais aspectos do projeto:

Realiza-se a mesma sanção quem pratica ou autoriza a prática de tatuagens e a colocação de piercings em cães e gatos, com fins estéticos.

A prática, após a sanção do projeto, passa a ser criminalizada como forma de maus-tratos, sujeitando o infrator às mesmas penalidades já previstas na lei, incluindo detenção de 3 meses a 1 ano e multa, podendo ser ampliadas em caso de óbito do animal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.