Quinze indivíduos faleceram na quarta-feira (6) em Gaza após um veículo de assistência humanitária ser atingido por uma população, de acordo com a Defesa Civil do território palestino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um caminhão capotou quando centenas de civis aguardavam assistência alimentar na área de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, segundo o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal, à AFP.
As autoridades locais, informadas pela agência de notícias oficial palestina Wafa, afirmaram que o veículo rolou após as forças israelenses o direcionarem para uma “estrada perigosa”. “Apesar da recente autorização restrita para alguns caminhões de assistência, o ocupante obstrui intencionalmente a passagem segura e a distribuição da ajuda e obriga os motoristas a seguirem vias congestionadas por civis necessitados.”
LEIA TAMBÉM!
O Exército de Israel declarou que está verificando a informação.
O evento se verifica em cenário de alertas de organizações humanitárias sobre o avanço da fome e de doenças em Gaza, com o aumento de mortes por inanição decorrente das severas restrições impostas por Israel à entrada de ajuda no território.
Na quarta-feira, pelo menos três pessoas faleceram devido à desnutrição, conforme informações médicas divulgadas pela Al Jazeera. Dentre as vítimas estavam uma criança chamada Hiba Yasser Abu Naji, um bebê e um adulto da área de Jabalia. Desde outubro de 2023, no mínimo 188 indivíduos, incluindo 94 crianças, morreram por falta de alimento ou desnutrição, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Brasil de Fato