Camisa da seleção nigeriana de 2018 se torna item de colecionador

Camisa lançada para a Copa da Rússia alcançou 3 milhões de pré-vendas; atualmente é vendida por mais que o dobro do valor.

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(Imagem de reprodução da internet).

A camisa da seleção da Nigéria, lançada em 1º de junho de 2018, transformou-se em um item de colecionador.

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Criada em colaboração entre a Nike e o designer Matthew Wolff, a peça alcançou 3 milhões de pré-encomendas e esgotou em poucos minutos, de acordo com a rede BBC.

Inicialmente vendida por 64,95 libras (aproximadamente R$ 440 na cotação da época), o item atualmente é negociado por 199,99 libras (cerca de R$ 1.355), mais que o dobro do valor original, conforme apurado pelo portal especializado em camisas de time Classic Football Shirts.

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O design, com referência ao primeiro acesso da Nigéria à Copa do Mundo em 1994 (que apresentava um verde mais escuro), foi considerado por especialistas um momento importante na trajetória dos uniformes esportivos.

No dia do lançamento, formaram-se filas em frente à loja da Nike em Londres, e todos os produtos da coleção – como jaquetas, bonés e shorts – foram esgotados no mesmo dia.

A seleção nigeriana não avançou além da fase de grupos na Copa, mas a camisa gerou um impacto que transcendeu o desempenho esportivo. Em 2019, a peça recebeu menção no Beazley Designs of the Year, prêmio concedido pelo Design Museum, localizado no Reino Unido.

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Peter Hoppins, diretor sênior de design da Nike de 2016 a 2020, afirmou que o projeto utilizou a estratégia de dividir os uniformes entre tradição e ousadia. “Disseram: ‘Ok, vamos manter um dos uniformes tradicional e no outro, vamos ousar ao máximo’”, declarou ao site The Athletic.

Ele relatou que a camisa encontrou oposição de gestores conservadores. Para validar o modelo definitivo, tornou-se imprescindível a participação de jogadores e do presidente da federação nigeriana.

Fonte por: Poder 360

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