Câncer de intestino em jovens: pesquisa identifica os fatores de risco primários
28/04/2025 às 15h42

O câncer colorretal ocupa a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, do câncer de próstata em homens e do câncer de mama em mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 45.630 novos casos anuais (entre 2023 e 2025) serão diagnosticados no país.
Em crianças e jovens, a doença tem apresentado um aumento na incidência. Estatísticas da American Cancer Society (ACS) indicam que 13% dos pacientes com a neoplasia têm menos de 50 anos, um crescimento de 9% em relação a 2020. É importante ressaltar que a probabilidade de desenvolvimento de pólipos (lesões benignas que crescem na parede interna do intestino) é maior após essa faixa etária.
Sinais de alerta do câncer do intestino
Causas do câncer colorretal em jovens
Um estudo publicado em 2022 na revista Gastroenterology Journal identificou os fatores que contribuem para o surgimento do câncer colorretal em jovens. O artigo revelou que o aumento da taxa de obesidade em crianças e adultos, especialmente entre 20 e 30 anos, pode dobrar as chances do câncer colorretal de início precoce. Além disso, o consumo excessivo de álcool também eleva as chances de desenvolver a doença, que tem aumentado principalmente entre adultos com 30 anos ou menos.
A pesquisa também indica que não é possível afirmar se ter nascido por cesariana, uso de antibióticos e certas exposições ambientais podem estar relacionadas ao risco de desenvolver câncer colorretal precocemente. Vale destacar ainda que, apesar da associação do consumo de bebidas açucaradas com a doença, são necessários mais estudos que possam comprovar alterações.
LEIA TAMBÉM:
● Cientistas desenvolvem teste que detecta artrite reumatoide em dez minutos
● Estudo revela as razões pelas quais o acúmulo de gordura abdominal se intensifica após os 40 anos
● A menopausa chegou, devo considerar a reposição hormonal?
Consulte a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!
Fonte: Metrópoles