Candidato à presidência da CBF desmente ligação com Gilmar Mendes

Samir Xaud, presidente eleito da Federação de Roraima, declara que sua candidatura representou uma “escolha coletiva”.

18/05/2025 11h57

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, e um dos cotados para substituir Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), declarou não ter conhecimento do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e justificou sua inclusão na lista de possíveis candidatos por meio de uma “decisão conjunta”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A eleição para a sucessão na CBF gerou um conflito entre o ministro e os clubes da Série A. Gilmar teria indicado Samir como alternativa aos dirigentes das federações. Contudo, os clubes da primeira divisão do futebol brasileiro discordam da escolha. No sábado (17.mai.2025), foram lançadas cartas em apoio à eleição do presidente da federação paulista, Reinaldo Bastos.

O líder, com 41 anos, declarou em entrevista ao UOL no sábado (17.mai.2025) que possui o respaldo de 23 entidades estaduais e 10 clubes para a eleição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), prevista para 25 de maio.

LEIA TAMBÉM:

A candidatura do roraimense adquiriu impulso após o afastamento do ex-presidente Ednaldo Rodrigues. Um grupo de federações estaduais iniciou articulações para definir um novo nome para liderar a entidade. Ainda conforme informações do UOL, o processo começou com 19 federações que formaram um bloco para selecionar um candidato.

“Não foi uma decisão individual, foi uma escolha compartilhada, em conjunto, e por isso continuamos assim”, declarou Samir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro ocorreu no Rio de Janeiro, local da sede da CBF, e onde o grupo de apoio a Samir se reuniu pessoalmente no sábado, 17 de maio de 2025. Presenciaram o evento dirigentes das federações de Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Pará.

Samir é filho de um dos presidentes mais longevos de federação estadual. Ele foi eleito para assumir o comando da federação de Roraima somente em 2027. Críticos apontam que ele não ocupava a presidência efetiva da federação roraimense quando surgiu como candidato à presidência da confederação nacional.

O volume de apoiadores divulgado pelo grupo de Samir seria suficiente para tornar inviável o registro da candidatura concorrente, liderada por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

O candidato declarou que representava 23 federações, além de 10 clubes de futebol, todos acreditando e solicitando essa mudança que a CBF e o futebol brasileiro necessitam.

O candidato ainda não estabeleceu os nomes que integrarão as vice-presidências em sua chapa. “Estamos em processo de definição, vamos concluir tudo nesta noite [sábado]. Temos um panorama e amanhã, se possível, faremos a oficialização da nossa chapa para concorrer a estas eleições”, declarou.

Sobre o seu concorrente, Samir, demonstrou respeito: “é normal num pleito eleitoral, democrático. Acredito que cada um tem o seu posicionamento. O presidente Reinaldo já vive futebol há muito tempo, presidente da maior federação de futebol do Brasil. E tenho meu respeito”.

Diante do histórico controverso de ex-presidentes da CBF, todos afastados ou banidos por diversas razões, Samir demonstrou confiança: “Não, nenhum medo. Tenho minha postura, minhas decisões. Sou um profissional como qualquer outro, mas possuo minha conduta ética, sempre a mantido, os meus relacionamentos.”

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.