O prefeito de Bucareste, Nicușor Dan (independente), obteve vitória nas eleições presidenciais da Romênia, com 54,2% dos votos em comparação com 45,8% do candidato da direita radical George Simion (Aliança para a União dos Romenos). O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (19.mai.2025) pela Autoridade Eleitoral Central Romena, após a apuração de 99% dos votos da eleição realizada no domingo (18.mai).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dan, de 55 anos, é independente e defensor da União Europeia. O novo presidente definiu o segundo turno das eleições como uma disputa entre uma Romênia pró-ocidental e uma Romênia anti-ocidental.
A participação eleitoral atingiu cerca de 65%, um aumento em relação aos 53% registrados no 1º turno, ocorrido em 4 de maio. Jovens e romenos residentes no exterior votaram em números notavelmente maiores nesta eleição.
LEIA TAMBÉM!
A disputa ocorreu após a anulação das eleições de novembro de 2024, quando Călin Georgescu (independente), político com posições favoráveis à Rússia, foi eleito. O pleito anterior foi invalidado devido a irregularidades no financiamento da campanha e suspeitas de interferência russa.
Na primeira rodada das eleições, Simion recebeu quase o dobro dos votos de Dan, o que levou ao desmoronamento do governo romeno liderado por social-democratas de centro-esquerda e liberais de centro-direita (PNL, Partido Nacional Liberal).
Ele afirmou, em seu pronunciamento de vitória, que os eleitores que almejam uma transformação substancial, órgãos governamentais eficientes, menos corrupção, uma economia próspera e uma sociedade de diáe não de ódio, triunfaram. Reconheceu os desafios que virão: “Haverá um período difícil pela frente, necessário para o reequilíbrio econômico. Por favor, tenham esperança e paciência”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Simion, declarado admirador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), admitiu a derrota no domingo (18.mai), após ter inicialmente afirmado que havia vencido a eleição. “Podemos ter perdido uma batalha, mas certamente não perderemos a guerra”, publicou na rede social X (ex-Twitter).
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), parabenizou Dan por sua “vitória histórica”. Nas redes sociais, ele declarou: “Para a Ucrânia – como vizinha e amiga – é importante ter a Romênia como parceira confiável”.
A Romênia, membro da UE, tem exercido um papel significativo logisticamente no suporte à Ucrânia no curso do conflito com a Rússia. O presidente Dan terá a responsabilidade de indicar o próximo primeiro-ministro e impactar a construção de uma nova coligação.
Fonte: Poder 360