Cansaço e prurido podem indicar que os rins necessitam de cuidados
No Brasil, estima-se que mais de dez milhões de pessoas sofram de doença renal crônica; 90 mil indivíduos necessitam de diálise para tratamento dos rins.

Muitas pessoas já ouviram o conselho de beber água, essencial para o bom funcionamento dos rins. Estes últimos são fundamentais para o funcionamento do corpo, pois são responsáveis por filtrar o sangue e auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. O desafio é que a doença renal crônica (DRC) é silenciosa, não apresenta sintomas e tem apresentado crescente prevalência, alta mortalidade e custos elevados para os sistemas de saúde em escala global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da perda lenta e progressiva das funções renais. Se não identificada e tratada, a doença renal pode levar à insuficiência renal. Por ser uma condição progressiva e frequentemente assintomática nos estágios iniciais, o diagnóstico precoce é difícil. Segundo o nefrologista e diretor médico da DaVita Tratamento Renal, Bruno Zawadzki, muitas pessoas associam a doença renal a sintomas evidentes, como dor lombar ou alterações na urina, mas os sinais iniciais podem ser sutis e facilmente atribuídos a outras causas.
Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
LEIA TAMBÉM:
● Estudo indica que a doença de Parkinson pode não ter origem no cérebro
● Remédios caseiros para nariz entupido: o que ajuda a aliviar a congestão
● Um teste simples pode revelar sua expectativa de vida; confira
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!
Fonte: Metrópoles
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE