Cardeal afirma que Papa Leão XIV obteve mais de 100 votos durante o conclave

O novo papa comentou sobre os perigos da inteligência artificial em um encontro com cardeais.

10/05/2025 14h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O papa Leão XIV realizou, neste sábado (10), seu primeiro encontro formal com cardeais da Igreja Católica após sua eleição como pontifice na quinta-feira (8).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o evento, que incluiu novas referências ao legado do papa Francisco e o reconhecimento de desafios, como os relacionados à inteligência artificial, alguns cardeais concederam declarações à imprensa. Désiére Tsarahazana, de Madagascar, afirmou à rádio italiana RAI que o novo papa obteve mais de 100 votos no conclave realizado nesta semana.

Ele é um excelente padre e obteve mais de 100 votos. A reunião desta manhã correu muito bem, também falamos sobre a necessidade de tornar a igreja mais colegial.

Leia também:

Para ser escolhido o novo papa, Leão XIV necessitava de dois terços dos votos — votos de pelo menos 89 dos 133 cardeais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquele encontro, o papa, que antes se chamava Robert Prevost, também comentou sobre os motivos da mudança de nome, alegando que desejava seguir o caminho do papa Leão XIII, que tratou da “questão social no contexto da primeira grande revolução industrial”.

Leão XIII liderou a Igreja Católica Romana de 1878 até sua morte em 1903 e é recordado como um papa da doutrina social católica. Ele redigiu uma carta aberta a todos os católicos em 1891, intitulada “Rerum Novarum” (“Da Mudança Revolucionária”), que abordava a devastação provocada pela Revolução Industrial na vida dos trabalhadores.

A Igreja, atualmente, disponibiliza o tesouro de sua doutrina social em face de outra revolução industrial e dos avanços na inteligência artificial, que apresentam novos desafios à defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho, afirmou Leão XIV.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.