Cardeal filipino é um dos nomes considerados para a sucessão do papa
23/04/2025 às 10h49

A Igreja Católica iniciará, nas próximas semanas, o processo de conclave – eleição do novo líder religioso que sucederá o papa Francisco, falecido na segunda-feira (21/4), aos 88 anos. Entre os nomes mais mencionados para o papado está o de Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, cardeal filipino reconhecido por suas ideias progressistas, como o conceito de “Francisco asiático”.
Aos 67 anos, Tagle é pro-arcebispo do Dicastério para a Evangelização e arcebispo emérito de Manila, nas Filipinas. Ele foi nomeado cardeal em 2012 pelo papa Bento XVI.
O cardeal, natural das Filipinas, é reconhecido pelo seu empenho na promoção da justiça social, no enfrentamento da pobreza e na proteção dos direitos humanos. Luis Antonio Tagle já exerceu a presidência da Caritas Internacional, organização humanitária da Igreja Católica.
Tagle é um dos principais candidatos a suceder Francisco como líder da Igreja Católica, sendo um dos mais indicados para assumir o pontificado e seguir as reformas implementadas pelo papa anterior. Sua eleição representaria a primeira vez que um Santo Padre de origem asiática ocupa o cargo.
LEIA TAMBÉM:
● Agente do FBI prende juíza que tentou proteger imigrante ilegal nos Estados Unidos
● A alta taxa de juros definida por Trump pode gerar efeitos indiretos na América Latina, aponta o FMI
● Aeroporto da Flórida (EUA) é fechado devido a ameaça de bomba em voo
O cardeal foi ordenado sacerdote em 1982. Em 1985, foi enviado para estudar teologia sistemática na Universidade Católica da América, em Washington, nos Estados Unidos, onde também obteve o título de doutor, em 1991. Em dezembro de 2001, foi ordenado bispo.
Em 2011, Tagle foi nomeado arcebispo de Manila e, em 2015, presidente da Caritas Internacional. O cardeal participou do conclave que elegeu o papa Francisco, em 2013.
Em 2019, foi designado por Francisco para viver em Roma e exercer o cargo de prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Com a reorganização da congregação, Tagle foi indicado como um dos pro-prefeitos do Dicastério para a Evangelização. Em 2020, o Papa o elevou a Cardeal, demonstrando seu apoio.
O lançamento do censo deve ser adiado até 30 de junho, e a data limite para a submissão de dados deve ser 31 de julho.
Fonte: Metrópoles