Carla Zambelli prestará depoimento na Itália nesta sexta-feira

Deputada visita presídio feminino em Roma; extradição será aberta se ela se recusar a retornar ao Brasil voluntariamente.

30/07/2025 19h12

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Coletiva da deputado Carla Zambelli -m A PF (Polícia Federal) cumpre mandados de busca e apreensão contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) no âmbito de investigações que apuram invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para inserção de alvarás de soltura e documentos falsos contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). | Sérgio Lima/Poder360 02.ago.2023| Sérgio Lima/Poder360 00.ago.2022

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será ouvida pela Justiça italiana na quinta-feira (1º.ago.2025). A congressista foi presa na terça-feira (29.jul) e encaminhada para a prisão feminina de Rebibbia, em Roma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zambelli abandonou o Brasil em junho, após ter sido sentenciada pelo STF – Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por envolvimento na tentativa de invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Em 5 de junho, a parlamentar foi listada na captura vermelha da Interpol e passou a ser procurada em 196 países.

Sob o procedimento padrão, Zambelli será questionada pelas autoridades italianas sobre a possibilidade de retornar voluntariamente ao Brasil, sem a necessidade de um processo formal de extradição.

LEIA TAMBÉM:

A solicitação foi negada, e o Judiciário italiano determinará qual medida cautelar será aplicada à deputada enquanto tramita o processo de extradição. Existem três possibilidades: permanecer em liberdade, sob regime de prisão domiciliar ou, no pior caso, continuar detida na prisão.

Após a condenação definitiva no Brasil e a negativa de retorno voluntário, será iniciado o processo de extradição. O Ministério da Justiça brasileiro fará o pedido formal à Itália por meio diplomático. Em seguida, a análise do pedido será conduzida pela Corte de Apelação da região onde Zambelli se encontra detida, que determinará se os requisitos legais foram atendidos. A defesa poderá apresentar argumentos em oposição à extradição nesse processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso a Corte de Apelação aprove o pedido, o processo é encaminhado ao Ministério da Justiça da Itália, que possui a palavra final, conforme estabelece o artigo 708 do Código de Processo Penal Italiano. A decisão pode levar em conta critérios jurídicos, diplomáticos ou políticos.

Caso a extradição seja autorizada, Zambelli deverá ser transferida ao Brasil para o início do cumprimento da pena. Saiba mais sobre o processo de extradição.

Prisão de Zambelli

A deputada se exilou na Itália após ser sentenciada pelo STF a 10 anos de reclusão, no caso da invasão hacker ao sistema do CNJ.

Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, a congressista declarou seu endereço, afirmou não ser foragida e pediu que não seja deportada ao Brasil devido a uma “perseguição política”.

A Polícia Federal informou em nota que a prisão da deputada foi possibilitada pela atuação da Adidência Policial em Roma, em cooperação com as autoridades italianas e a Interpol.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.