Carla Zambelli: STF informa que não reativará conta após decisão de Moraes

Deputada teve bloqueio em perfis na internet afastado pelo ministro Alexandre de Moraes em 24 de setembro.

08/10/2025 12:36

2 min de leitura

Carla Zambelli: STF informa que não reativará conta após decisão de Moraes
(Imagem de reprodução da internet).

LinkedIn Informa que Perfil de Carla Zambelli Não Será Restabelecido

A plataforma LinkedIn comunicou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que não irá restabelecer o perfil da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que havia sido removido anteriormente. Em ofício enviado ao gabinete do ministro no final de setembro, a rede social justificou a decisão, alegando que o perfil foi desativado devido a “violações das políticas internas” da plataforma, antecipadamente à ordem judicial emitida por Moraes em junho.

Contexto da Removida

Segundo a empresa, o conteúdo publicado pela deputada havia sido encaminhado ao Supremo. A decisão se baseia em que a conta já estava indisponibilizada devido a infrações às regras internas da plataforma, antes mesmo da ordem judicial emitida por Moraes em junho.

Situação Atual da Deputada

Zambelli estava proibida de utilizar redes sociais desde a decretação de sua prisão preventiva por Moraes em junho, após sua condenação no STF por falsidade ideológica e invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parlamentar fugiu para a Itália, onde foi presa e atualmente se encontra em uma penitenciária feminina em Roma, enfrentando um processo de extradição.

Leia também:

Condenação Recente

Em agosto, Zambelli foi condenada em outro processo por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, durante um episódio em que perseguiu um homem na rua com uma arma. A situação se agravou com a decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Revisão da Ordem Judicial

O ministro Alexandre de Moraes revogou em 24 de setembro o bloqueio das redes sociais da deputada, mantendo a exclusão de postagens consideradas ilícitas e proibindo novas publicações com desinformação ou ataques às instituições e ao Estado Democrático de Direito. Em caso de descumprimento, a multa diária fixada é de R$ 20 mil por perfil.

Resposta do LinkedIn

No ofício enviado ao STF, o LinkedIn Brasil afirmou que, embora compreenda que a decisão que fixa a multa seja endereçada a Zambelli, e não à empresa, “reforça seu espírito colaborativo e de boa-fé para com esta C. Suprema Corte, se coloca à disposição para atender novas requisições/providências, desde que tecnicamente viáveis e observados os requisitos legais”.

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nícolas Robert

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)