Carlos Viana garante que ‘ninguém ficará imune na CPMI do INSS’ e elogia resultados da comissão

Senador afirma que a comissão tem revelado em detalhes a operação da fraude e ressalta que ‘o saldo é extremamente positivo’.

16/10/2025 14:18

2 min de leitura

Carlos Viana garante que ‘ninguém ficará imune na CPMI do INSS’ e elogia resultados da comissão
(Imagem de reprodução da internet).

CPMI do INSS Revela Esquema de Desvios

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está desvendando um intrincado esquema de desvios que pode ter prejudicado milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), destacou os resultados positivos dos trabalhos, enfatizando o compromisso com a transparência e a responsabilização dos envolvidos.

O senador mencionou que, apesar das tentativas de obstrução, a CPMI tem conseguido detalhar o funcionamento da fraude. “O saldo é muito positivo, porque os brasileiros agora sabem exatamente, em detalhes, tudo o que aconteceu na Previdência”, afirmou Viana.

Investigações e Resultados

As investigações indicam um esquema de descontos indevidos realizados por associações e sindicatos nos benefícios de aposentados, frequentemente sem a autorização dos segurados. A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) é uma das principais entidades sob investigação, com transferências que totalizam R$ 285 milhões para empresas suspeitas.

Leia também:

Até agora, os trabalhos da CPMI resultaram em prisões e no bloqueio de bens dos principais envolvidos. Entre os detidos estão figuras centrais no esquema de desvio de recursos. A justiça também determinou o bloqueio de quase R$ 390 milhões de um sindicato, valor correspondente a descontos indevidos de aposentados e pensionistas. Durante as operações, foram apreendidos diversos carros de luxo, motos e relógios avaliados em mais de um milhão de reais.

Próximos Passos da CPMI

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana, expressou preocupação com o fato de algumas testemunhas e investigados terem utilizado habeas corpus para permanecer em silêncio durante os depoimentos. No entanto, ele reafirmou que a comissão seguirá firme em seu propósito. “Ninguém será poupado na comissão”, garantiu o senador, que se comprometeu a não proteger ou perseguir ninguém, convocando todos que ocuparam cargos de responsabilidade para prestar esclarecimentos.

A CPMI planeja votar requerimentos para a quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático de várias pessoas, incluindo o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Outro nome que pode ser convocado é o de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI), também investigado por descontos irregulares.

Segundo Viana, o objetivo é garantir total clareza e transparência aos fatos e assegurar que os responsáveis sejam punidos. A comissão, com previsão de encerrar seus trabalhos em março de 2026, busca não apenas responsabilizar os culpados, mas também propor medidas para evitar novas fraudes no futuro.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)