Previsão Climática para o Início do Carnaval
As previsões indicam chuvas isoladas em boa parte do país durante o início do carnaval. Em áreas com grande concentração de foliões, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, a tendência é de chuvas mais intensas no período da tarde, acompanhadas de aumento da temperatura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a meteorologista Lady Custódio, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “pode sim ter uma chuva mais isolada à tarde. Ao longo do dia, as temperaturas podem se elevar e, com a umidade, ter algumas chuvas isoladas durante a tarde. Mas, em geral, o tempo é bom durante o dia inteiro”.
Possíveis Impactos e Alertas
O Inmet alerta para “perigo potencial de tempestade” na Região Sul, bem como no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Há “grande perigo de chuva” entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná, com previsão de chuvas intensas, podendo ultrapassar 60 milímetros por hora e 100 milímetros por dia até amanhã.
LEIA TAMBÉM!
Previsão por Região
No Rio Grande do Sul, espera-se “tempo um pouco mais estável”, com possibilidade de chuva apenas na parte norte, divisa com Santa Catarina. Em áreas do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins e Acre, são esperadas chuvas intensas, com até 100 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos de até 100 quilômetros por hora.
Outras Regiões
Na faixa litorânea do Nordeste, com exceção da Bahia, há possibilidades de chuvas, com máximo de 50 milímetros por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora. No sudeste, a previsão é de temperatura elevada e sem chuva. Em Minas Gerais, especialmente no norte, as temperaturas podem ser elevadas e o tempo mais estável e aberto, ideal para curtir o carnaval.
Recomendações
A meteorologista Lady Custódio ressalta a importância da hidratação, especialmente em áreas com temperaturas elevadas, e sugere evitar a exposição ao sol no período da tarde e o uso de roupas leves. Para quem planeja visitar cachoeiras, ela enfatiza a necessidade de acompanhar a previsão do tempo e evitar locais com risco de alagamento, seguindo as recomendações da Defesa Civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
