Carrefour é acusado por vazamento de 10 mil litros de óleo na orla marítima

Carrefour é acusado de crime ambiental após vazamento de óleo em canal de Santos, alvo de denúncia do Ministério Público Federal.

06/05/2025 10h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Justiça Federal tornou o Carrefour de Santos, no litoral de São Paulo, réu por crimes ambientais decorrentes do vazamento de 2 mil litros de óleo diesel aditivado em um canal. A decisão foi tomada após uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O incidente ocorreu na madrugada de 4 de maio de 2021, a partir de um estabelecimento na loja do shopping Praiamar, desaguando nas galerias pluviais e impactando as praias municipais, resultando na morte de animais aquáticos.

A denúncia alega que a empresa demonstrou negligência ao não implementar medidas preventivas e ações emergenciais para impedir a propagação do óleo diesel.

LEIA TAMBÉM:

O Carrefour declarou ao Metrópoles que não se manifestará sobre processos em andamento.

Vazamento de Óleo

Em caso de condenação, o hipermercado estará sujeito à suspensão de suas atividades, à interdição da unidade em Santos, a autuação e custeio de programas e projetos ambientais, entre outras possíveis sanções previstas na Lei nº 9.605/98.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Procurador da República Antonio José Donizetti Molina Daloia apontou que a conduta esperada seria realizar o monitoramento do local, a manutenção e a substituição periódica preventiva da braçadeira e da tubulação, em vez de manter a braçadeira enferrujada. Também era conduta esperada comunicar o vazamento do óleo imediatamente ao poder público, em vez de ocultar o fato e limpar o local, destinando o óleo para o ralo que drenava para a galeria e ao escoamento das águas pluviais que desaguam no mar.

O Carrefour está sendo processado pelo Ministério Público de São Paulo e pelo Ministério Público Estadual, que solicita uma indenização de R$ 14,6 milhões por danos ambientais.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.