‘Carvalho comenta sobre Lula e cita possíveis nomes para vaga de Barroso no STF’
Jorge Messias, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Bruno Dantas estão entre os possíveis nomes para serem indicados à Corte.

Possível Sucessor de Barroso no STF
Um dos nomes considerados para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) é o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho. Durante sua participação no Fórum Esfera Internacional, em Belém, no Pará, Carvalho evitou comentar sobre a possibilidade de se tornar membro da Corte.
Carvalho declarou que não tem conhecimento dos planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é responsável pela indicação do novo magistrado para o STF. “Eu não faço a menor ideia do que está na cabeça do presidente Lula sobre esse tema. Eu sei que ele vai tomar a decisão na hora que ele achar correta e para o bem do Estado brasileiro, para o bem do povo brasileiro”, afirmou.
Aposentadoria Antecipada de Barroso
Luís Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do STF nesta quinta-feira. O magistrado já havia sinalizado sua saída, o que gerou movimentações em torno da sucessão. Sua aposentadoria estava prevista apenas para 2033, quando completaria 75 anos.
Leia também:

Crianças e adolescentes enfrentam o dobro da média nacional em insegurança alimentar

“Sabino afirma que abandonar ministério agora seria covardia”

São Paulo deve aprovar venda de bebida em estádios, afirma Nunes sobre decisão de Tarcísio de Freitas
Nos bastidores, além de Carvalho, outros três nomes estão em destaque como favoritos para assumir a cadeira de Barroso, caso sua saída se concretize.
Bastidores da Indicação
O advogado-geral da União, Jorge Messias, é considerado o nome mais forte. Ele é visto como um homem de confiança de Lula, com um perfil técnico e político alinhado ao governo. Messias, que tem 45 anos, poderia permanecer na Corte por até três décadas se indicado.
Outro nome forte é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado e aliado de ministros como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Pacheco é visto como uma escolha que agradaria setores do Judiciário e do Legislativo, mas Lula ainda considera mantê-lo como candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, o que poderia adiar sua ida ao STF.
O ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também é cogitado, devido ao seu bom trânsito político e proximidade com o Planalto.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)